• Programas de Intercâmbio

  • Programa Elos

  • Rede de Bibliotecas

  • Aditamento do FIES


 






 
Link desta página:
Para Você Acadêmico

 

Ambiente de Apoio ao Ensino e informática

A UPF oferece completa infra-estrutura de informática para o bom desempenho das funções dos seus acadêmicos, docentes e corpo técnico administrativo.

Logo ao matricularem-se, todos os acadêmicos recebem um login para acesso à intranet, que também possibilita a eles um espaço especial para armazenamento de informações pessoais e arquivos.

Na intranet eles também têm acesso ao Ambiente de Apoio ao Ensino, espaço onde são disponibilizados materiais de apoio às aulas e onde os acadêmicos podem verificar suas avaliações, freqüência, fazer impressão de comprovante de matrícula, consultar boletim acadêmico, entre outros. Eles também têm acesso irrestrito à internet para fins de pesquisa acadêmica.

Confira abaixo o número de equipamentos de informática disponíveis para o corpo docente, discente e colaboradores da UPF:
Microcomputadores para administração: 1470
Microcomputadores para ensino, pesquisa e extensão: 2031
Microcomputadores com acesso a internet: 3501
Notebooks: 108
Projetores multimídia: 310
Impressoras: 491


Bolsas e Créditos

A UPF oferece uma série de benefícios financeiros para seus acadêmicos. Bolsas de estudo, ProUni, Programa de Crédito Educativo do MEC/CEF (Fies) e Programas Municipais de Crédito Educativo, além do Programa Emergencial de Crédito da UPF – PEC são algumas das opções que facilitam o ingresso no ensino superior.

Veja, abaixo, todas as opções disponíveis, tanto em Bolsas de Estudo quanto em programas de Crédito Educativo.


Bolsas de estudo

Bolsas de estudo são benefícios recebidos pelos alunos de graduação, que podem ou não incidir na matrícula. Não há ressarcimento para o órgão financiador da bolsa de estudos. Os tipos de bolsa disponíveis na UPF são:


Crédito Educativo

Crédito educativo é um benefício concedido pela União, pelo Município ou pela própria UPF, que prevê o ressarcimento após a conclusão do curso. O percentual é variável, dependendo do tipo de crédito. No primeiro período da concessão do crédito é firmado um contrato entre as partes, sendo obrigatório o aditamento (renovação do contrato) em todos os períodos (semestres) subseqüentes. Caso não ocorram os aditamentos, conforme as normas de cada programa, inicia-se o processo de cobrança. O ressarcimento deverá ser feito ao órgão financiador. A UPF disponibiliza vários programas de crédito, sendo que as vagas são oferecidas e administradas pelos órgãos competentes.

Aproveitamento de conhecimentos

Os estudantes que demonstrarem extraordinário conhecimento nas diversas áreas do saber poderão obter aproveitamento de conhecimentos a partir de um exame específico. Esta modalidade não pode ser usada para substituir o curso das disciplinas de estágio curricular, trabalhos de conclusão de curso e disciplinas do núcleo profissionalizante.

O aproveitamento de conhecimento na UPF é regido pela Resolução do Consun nº 09/2002, que tem como base o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases; o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. 

A atribuição de avaliar o conhecimento do acadêmico para aproveitamento compete a uma banca examinadora específica, constituída pelo professor responsável pela disciplina, mais um professor da mesma área objeto do exame.

O nível de exigência do exame deverá ser compatível com a natureza e especificidade da disciplina cujo conhecimento é objeto de aproveitamento. Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver nota igual ou superior a 7,0.

É importante destacar que o acadêmico poderá submeter-se ao exame de aproveitamento de conhecimentos uma única vez em cada disciplina. Além disso, não poderão participar deste exame estudantes que já tenham cursado a disciplina e não tenham obtido aprovação.

Prazos

O candidato interessado em solicitar exame de aproveitamento de conhecimento deverá encaminhar à coordenação do curso requerimento nos seguintes prazos:

- até dez dias após o início do período letivo, para os ingressantes no primeiro semestre letivo do curso;

- até 15 de maio e até 30 de outubro para as disciplinas do segundo nível em diante.

Mais informações a respeito do Exame de Aproveitamento de Conhecimento podem ser obtidas junto à Central de Atendimento ao aluno ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email .


Disciplinas isoladas

A UPF oferece a todos os seus estudantes e também a profissionais já graduados a possibilidade de cursarem disciplinas isoladas. As instruções para esta solicitação você encontra aqui.

Se você é estudante do curso de Agronomia, mas se interessa por Marketing, por exemplo, pode cursar esta disciplina oferecida pelo curso de Administração. Já se você faz Ciência da Computação e considera importante complementar seus estudos com disciplinas relacionadas à produção gráfica ou design, pode procurar disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda.

Você também pode cursar disciplinas isoladas em duas diferentes modalidades: só com freqüência, ou com freqüência, carga horária e nota de avaliação.

Para solicitar matrícula em Disciplina Isolada, o acadêmico ou profissional já graduado deve procurar a Central de Atendimento ao Aluno ou as secretarias dos campi da UPF e protocolar o pedido de Solicitação de Matrícula em Disciplina Isolada.

É necessário indicar a disciplina, o curso de vínculo (se for o caso), preencher um formulário e apresentar a seguinte documentação:

- diploma registrado (em caso de profissional já graduado) ou histórico escolar de curso de ensino superior (em caso de estudantes com cursos em andamento);
- fotocópia da Carteira de Identidade;
- fotocópia do Registro Civil;
- fotocópia de documento militar (candidatos do sexo masculino);
- fotocópia do título eleitoral;
- fotocópia do CPF.

Estudantes de outras IES

Estudantes de graduação de outras Instituições de Ensino Superior também podem solicitar matrículas em disciplinas isoladas. Nestes casos, eles poderão aproveitar a disciplina em estudos futuros e precisarão apresentar autorização da instituição de origem para cursar a disciplina na UPF.

Ao final do semestre, todos os alunos especiais receberão um atestado de realização da disciplina isolada, oportunizando o aproveitamento em estudos posteriores.

Informações também podem ser obtidas através do telefone (54) 3316 7000.
 
 
Reopção de curso
Confira o que é e quais os procedimentos necessários para Reopção de curso, Remanejo intercampi ou de turno e também Remanejo de currículo:


Reopção de curso
É a intenção manifestada por escrito pelo aluno de transferência de um curso para outro diferente daquele no qual está matriculado, condicionada à existência de vaga, às adaptações curriculares exigidas e ao processo seletivo, quando for o caso.

A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno (Campus I da UPF) e nas secretarias dos campi na data prevista no calendário acadêmico, através de protocolo.

A resposta à solicitação de vaga por reopção de curso é obtida junto à Central de Atendimento ao Aluno, por meio do telefone (54) 3316 7000, ou nas secretarias dos campi, mediante fornecimento do número do protocolo.

Remanejo intercampi ou de turno

É a transferência do acadêmico de um mesmo curso de um campus para outro campus da universidade ou de um turno para outro turno de funcionamento O remanejo intercampi ou de turno é condicionado à existência de vaga, além de poder passar por um processo seletivo.

A solicitação de remanejo é protocolada na Central de Atendimento ao Aluno (Campus I da UPF) ou nas secretarias dos campi na data prevista no calendário acadêmico.

A resposta à solicitação de remanejo é obtida junto à Central de Atendimento ao Aluno, pelo telefone (54) 3316 7000 ou nas secretarias dos campi, mediante fornecimento do número do protocolo.

Remanejo de currículo

É a alteração (adequação) da grade curricular considerando as alterações ou os ajustes de currículo efetuados no curso.

A solicitação é protocolada na Central de Atendimento ao Aluno (Campus I da UPF) ou nas secretarias dos campi, na data prevista no calendário acadêmico.
 

     
 
BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br
© Universidade de Passo Fundo
Atendimento Online Facebook Twitter youTube Ensino Pesquisa Extensão