Link desta página:
Formas de Ingresso
Deseja ingressar na UPF? Veja aqui qual é a melhor forma para você ingressar e quais os procedimentos necessários.
 

Vestibular
A UPF realiza a cada ano dois processos seletivos de Vestibular, de Verão e de Inverno. A cada edição, o edital que rege o vestibular é publicado em veículos de comunicação de ampla circulação, contendo a relação de cursos a serem oferecidos e as datas e prazos do concurso.

Informações sobre o Vestibular da UPF podem ser obtidas pelo site http://vestibular.upf.br ou pelo Disque-Vestibular: 0800 701 8220.

Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni - tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096, em 13 de janeiro de 2005.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM - conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

O Prouni possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC/FEBRABAN e ainda o Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

As inscrições são realizadas em dois períodos anuais, correspondente ao ingresso no semestre letivo, assim, vinculam-se as vagas oferecidas aos cursos disponibilizados junto ao processo seletivo de vestibular. Tanto a inscrição quanto a seleção dos candidatos é realizada pelo site do Ministério da Educação. Os interessados podem inscrever-se e obter mais informações no endereço: portal.mec.gov.br/prouni.  

 

Transferência

É a solicitação de vaga para curso da UPF idêntico ou afim, feita por aluno de outra instituição de Ensino Superior autorizada ou reconhecida nos termos da legislação vigente do país, condicionada à existência de vaga, às adaptações curriculares exigidas e ao processo seletivo, quando for o caso.

A solicitação deve ser feita na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, ou nas secretarias dos campi na data prevista no calendário acadêmico, mediante entrega dos seguintes documentos:

• Histórico Escolar original da instituição de origem, com as notas e a carga horária (carimbado e assinado);
• Histórico do ensino médio original;
• Comprovante de desempenho no Vestibular;
• Atestado de Vínculo e/ou situação regular para transferência;
• Programas das disciplinas cursadas;
• Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar;
• Cópia da carteira de identidade;
• Cópia da certidão de nascimento ou casamento (se for o caso);
• Cópia do título de eleitor;
• Cópia do CPF;
• Cópia do Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino);
• Comprovação da situação junto ao ENADE;
• Requerimento de transferência (formulário próprio da UPF - será fornecido e preenchido no momento do pedido);
• Comprovante de residência fixa (se for aluno do curso de Medicina). Obs:O curso de Medicina possui edital próprio para transferência. O candidato deverá submeter-se a uma prova de seleção.
 
Havendo o deferimento da Transferência, a Secretaria Geral dos Cursos expede atestado de vaga e o envia para a IES de origem do aluno para que a mesma forneça a documentação necessária, para a posterior realização da matrícula na UPF, que também acontece eletronicamente pela intranet do aluno. 
 
Informações gerais
•    A concessão de vaga por transferência fica condicionada à existência de vaga;
•    Os pedidos devem ser para cursos idênticos ou áreas afins;
•    O valor correspondente à matrícula será cobrado no momento da efetivação da mesma, após aprovação do pedido.
 

Transferência com Prouni

A UPF também oferece oportunidade de transferência por meio do Programa Universidade para Todos - Prouni.  
 
Para efetuar a transferência, o acadêmico deve preencher os requisitos e apresentar a documentação descrita no edital.  
 
A transferência possui edital próprio para cada semestre, acompanhe no link Editais.

Reingresso

É a solicitação de vaga feita por portador de diploma de curso superior, condicionada à existência de vaga e às adaptações curriculares exigidas e ao processo seletivo, quando for o caso.
 
A solicitação de reingresso é feita na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, ou nas secretarias dos campi na data prevista no calendário acadêmico, mediante a entrega dos seguintes documentos:
• Cópia do histórico de graduação.
• Cópia do diploma de curso superior;
• Programas das disciplinas cursadas (para profissionais não graduados na UPF);
• Cópia do registro geral - RG;
• Cópia do cadastro de pessoa física - CPF;
• Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
• Cópia do título de eleitor;
• Cópia do Certificado de Alistamento Militar (candidatos do sexo masculino); 
 
Informações gerais  
O valor correspondente à matrícula será cobrado no momento da efetivação da mesma, após a aprovação do pedido.
     

Reabertura de matrícula

O processo de reabertura de matrícula permite o retorno do aluno ao curso de graduação trancado, permanecendo o mesmo CURSO, TURNO e CAMPI.

Os interessados poderão efetuar a solicitação de reabertura, a qual estará sujeita à existência de vaga nas disciplinas a serem cursadas, às adaptações curriculares e ao cumprimento dos prazos previstos para a integralização do referido currículo.

O período de reabertura de matrícula para ingresso no semestre 2014/2 está previsto para iniciar em 01/07, conforme Calendário Acadêmico.

 

Reabertura com Reopção de Curso

É o pedido de reativação do vínculo acadêmico, mediante vaga em outro curso solicitado.

A solicitação é feita na Central de Atendimento ao Aluno, Campus I, ou nas secretarias dos campi, na data prevista no calendário acadêmico (o Calendário Acadêmico pode ser acessado pela intranet).

Informações gerais  
O valor correspondente à matrícula será cobrado no momento da efetivação da mesma, após a aprovação do pedido.   
 

Matrícula em disciplina isolada

É o pedido de matrícula em disciplina, na condição de aluno especial, por aluno que está frequentando curso na UPF, por aluno de outra Instituição de Ensino Superior, aluno graduado, aluno pós-graduando, aluno pós-graduado com o objetivo de aprimoramento pessoal ou, ainda, alunos com Ensino Médio concluído. A solicitação é protocolada na Central de Atendimento ao Aluno (Campus I da UPF) ou nas secretarias dos campi mediante a entrega de:

•    boletim acadêmico atualizado, quando o aluno realiza curso na UPF;
•    histórico escolar, atestado de vínculo e demais documentos previstos para a matrícula inicial: cópia de: registro geral - RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, documento militar, cadastro de pessoa física - (CPF), quando o aluno realiza curso em outra instituição;
•    cópia do diploma de curso superior e demais documentos previstos para a matrícula inicial (cópia de: registro geral - RG, certidão de nascimento ou casamento; título de eleitor; documento militar; cadastro de pessoa física - CPF quando graduado ou pós-graduado;
•    Histórico escolar do ensino médio - uma via original, e demais documentos previstos para a matrícula inicial: cópia de: registro geral - RG, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, documento militar, cadastro de pessoa física - (CPF), quando aluno com Ensino Médio concluído.

As disciplinas isoladas podem ser cursadas em duas modalidades: só com frequência ou com frequência, carga horária e nota de avaliação. Para a modalidade somente com registro de frequência, o aluno tem 50% de isenção no valor da disciplina. Entretanto, essa modalidade não habilita ao aproveitamento da(s) disciplina(s).

Lembramos que somente após o deferimento do pedido de Matrícula em Disciplina Isolada é que será marcada a data para efetivação da matrícula. Neste momento, o aluno terá o custo da(s) disciplina(s) distribuído em 1+3 parcelas, sendo a primeira parcela à vista e já emitidos e entregues os boletos com vencimento posterior.  
 
Facilidades e benefícios

Desconto especial de 30% na matrícula para Ingresso Especial nos cursos de graduação, tecnólogos e técnicos (transferência, reingresso, reabertura e reabertura com reopção).

Na solicitação de transferência, reingresso ou reabertura de matrícula, é possível inscrever-se em diferentes modalidades:

• Programa Emergencial de Crédito (PEC) com 50% de financiamento, a partir da segunda mensalidade;
• Programa de Bolsa FUPF (50%) e no Fies para o restante do saldo, desde que os benefícios estejam previstos para os cursos, e que sejam atendidos os requisitos do edital da Bolsa FUPF do Vestibular;
• Bolsa Auxílio 25% - A UPF, por meio do vestibular 2014/2, oferece o Programa de Bolsa Auxílio 25%, regido por edital próprio, disponível no site www.upf.br, o qual prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e Ciência da Computação (B). Obs.: Os alunos contemplados com qualquer um dos benefícios deverão se matricular em um mínimo de 12 créditos.
 
 
Para mais informações sobre Bolsas, Créditos e Descontos, clique aqui.

 

     
 
BR 285, São José | Passo Fundo/RS | CEP: 99052-900
(54) 3316-8100 | informacoes@upf.br
© Universidade de Passo Fundo
Atendimento Online Facebook Twitter youTube Ensino Pesquisa Extensão