Para submissão

Os artigos, resumos, oficinas, mesas redondas e painéis podem ser submetidos por qualquer pessoa que tenha realizado pesquisas e experiências práticas nas áreas de interesse do evento e serão analisados por uma equipe de especialistas. Toda e qualquer proposta para o Senid deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, para o seguinte endereço eletrônico [Em breve será disponibilizado o link para acesso ao sistema]

CUIDADOS PARA SUBMISSÃO

  • Os trabalhos devem obedecer ao modelo de formatação da Sociedade Brasileira de Computação [Acessar modelos].
  • Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e painéis devem ser submetidos no formato PDF.
  • Os artigos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês.
  • Sugere-se que os autores submetam seus artigos à correção de idioma antes da submissão.
  • Sugere-se que os artigos não possuam mais de três autores.
  • Na página de rosto do artigo, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Os autores também podem omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS).
  • Na versão final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e as filiações deverão ser incluídos.
  • Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  • Os artigos serão publicados sob licença copyleft, nos anais do evento.
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TÓPICOS DE INTERESSE:

  • Tecnologias de Inclusão Digital
  • Robótica educativa livre
  • Dispositivos móveis na educação
  • TV digital para educação e/ou inclusão social
  • Desenvolvimento de software livre para educação
  • Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  • Metodologias de Inclusão Digital
  • Metodologias de ensino para a era digital
  • Utilização de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  • Utilização de tecnologias assistivas na educação
  • Experiência de inclusão digital nas escolas e/ou comunidades
  • Experiências no âmbito do projeto Um Computador por Aluno
  • Experiências utilizando mídias na educação (rádio, TV, jornal, etc…)
  • Experiências envolvendo programação de computadores no ensino fundamental
  • Estudos da cibercultura
  • Aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais das tecnologias contemporâneas
  • Educomunicação
  • Formação de professores para era digital
  • Escolas do Século XXI

 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Em caso de aprovação, ao menos um dos autores deve se inscrever no evento até dia 31/01/2018.
  • Os apresentadores deverão se identificar a partir do endereço [a ser divulgado em breve] para geração dos certificados de apresentação, até dia 01/05/2018.
  • Somente farão parte dos anais os trabalhos apresentados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Após aprovação, será solicitado novo arquivo contendo o nome dos autores.
  • Os autores do melhor artigo relacionado ao desenvolvimento de Tecnologias Digitais na/para a Educação serão convidados a publicar versão ampliada na Revista Brasileira de Computação Aplicada [2176-6649] - B4 Interdisciplnar;
  • Os autores do melhor artigo relacionado à aplicação e à análise de Tecnologias Digitais na Educação serão convidados a publicar versão ampliada na Revista Espaço Pedagógico  [2238-0302] - B1 Ensino | B2 Educação | B3 Interdisciplinar;
  • Os autores dos 10 melhores artigos relacionados ao desenvolvimento de Tecnologias Digitais na/para a Educação (excluindo-se o publicado na Revista Brasileira de Computação Aplicada) serão convidados a submeter versão ampliada ao dossiê Cultura Digital na Educação na Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas da UPF [2176-4565].  B5 Interdisciplinar | B4 Engenharias I e Ensino;
  • Os autores dos 10 melhores artigos relacionados à aplicação e à análise de Tecnologias Digitais na Educação (excluindo-se o publicado na Revista Espaço Pedagógico) serão convidados a submeter versão ampliada dos artigos ao livro Cultura Digital na Educação, organizado com vistas à obtenção da classificação L3.