Para submissão

Os artigos, resumos, oficinas, mesas redondas e painéis podem ser submetidos por qualquer pessoa que tenha realizado pesquisas e experiências práticas nas áreas de interesse do evento e serão analisados por uma equipe de especialistas. Toda e qualquer proposta para o Senid deverá ser submetida apenas em formato eletrônico, por meio do sistema JEMS, para o seguinte endereço eletrônico [Em breve será disponibilizado o link para acesso ao sistema]

CUIDADOS PARA SUBMISSÃO

  1. Os trabalhos devem obedecer ao modelo de formatação da Sociedade Brasileira de Computação [Acessar modelos].
  2. Os artigos completos, artigos resumidos, oficinas e painéis devem ser submetidos no formato PDF.
  3. Os artigos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês.
  4. Sugere-se que os autores submetam seus artigos à correção de idioma antes da submissão.
  5. Sugere-se que os artigos não possuam mais de três autores.
  6. Na página de rosto do artigo, não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Os autores também podem omitir informações no texto que permitam inferir a autoria do artigo (As informações de autoria deverão ser fornecidas exclusivamente na submissão pelo sistema JEMS).
  7. Na versão final do artigo completo ou resumido, caso aceito, os dados dos autores e as filiações deverão ser incluídos.
  8. Recomenda-se evitar a menção direta a nomes pessoais (professores, alunos, escolas, municípios, etc.) trocando-os por identificadores genéricos (Escola A, Aluno 1, etc.)
  9. Os artigos serão publicados sob licença copyleft, nos anais do evento.

TÓPICOS DE INTERESSE:

  1. Tecnologias de Inclusão Digital
  2. Robótica educativa livre
  3. Dispositivos móveis na educação
  4. TV digital para educação e/ou inclusão social
  5. Desenvolvimento de software livre para educação
  6. Desenvolvimento de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  7. Desenvolvimento de tecnologias assistivas na educação
  8. Metodologias de Inclusão Digital
  9. Metodologias de ensino para a era digital
  10. Utilização de games em contextos educacionais e/ou de inclusão social
  11. Utilização de tecnologias assistivas na educação
  12. Experiência de inclusão digital nas escolas e/ou comunidades
  13. Experiências no âmbito do projeto Um Computador por Aluno
  14. Experiências utilizando mídias na educação (rádio, TV, jornal, etc…)
  15. Experiências envolvendo programação de computadores no ensino fundamental
  16. Estudos da cibercultura
  17. Aspectos sociais, políticos, educacionais e culturais das tecnologias contemporâneas
  18. Educomunicação
  19. Formação de professores para era digital
  20. Escolas do Século XXI
  21. Experiências relacionadas a Licenciatura em Computação

 
INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Em caso de aprovação, ao menos um dos autores deve se inscrever no evento até dia 31/01/2018.
  • Os apresentadores deverão se identificar a partir do endereço https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2905 para geração dos certificados de apresentação, até dia 01/05/2018.
  • Somente farão parte dos anais os trabalhos apresentados.
  • Na página de rosto do artigo não deverá constar nenhum tipo de identificação dos autores. Os artigos que contiverem identificação serão imediatamente rejeitados. O mesmo vale para as outras modalidades de submissão. Após aprovação, será solicitado novo arquivo contendo o nome dos autores.
  • Os melhores artigos serão publicados em periódicos qualificados e em formato de livre a partir do detalhamento a seguir:
    • Os autores do melhor artigo relacionado ao desenvolvimento de Tecnologias Digitais na/para a Educação serão convidados a publicar versão ampliada na Revista Brasileira de Computação Aplicada [2176-6649] - B4 Interdisciplnar;
    • Os autores do melhor artigo relacionado à aplicação e à análise de Tecnologias Digitais na Educação serão convidados a publicar versão ampliada na Revista Espaço Pedagógico [2238-0302] - B1 Ensino | B2 Educação | B3 Interdisciplinar;
    • Os autores dos 10 melhores artigos relacionados ao desenvolvimento de Tecnologias Digitais na/para a Educação (excluindo-se o publicado na Revista Brasileira de Computação Aplicada) serão convidados a submeter versão ampliada ao dossiê Cultura Digital na Educação na Revista de Ciências Exatas Aplicadas e Tecnológicas da UPF [2176-4565].  B5 Interdisciplinar | B4 Engenharias I e Ensino;
    • Os autores dos 10 melhores artigos relacionados à aplicação e à análise de Tecnologias Digitais na Educação (excluindo-se o publicado na Revista Espaço Pedagógico) serão convidados a submeter versão ampliada dos artigos ao livro Cultura Digital na Educação, organizado com vistas à obtenção da classificação L3.