Artigos completos

GER: Grupo de Estudos em Robótica, multiplicando conhecimentos nas Escolas Estaduais de Porto Alegre
Mara Rosane Noble Tavares, UFRGS, Brazil

(Res)significando conceitos genéticos utilizando a linguagem fílimica
Camila Boszko, Universidade de Passo Fundo, Brazil
Leandro Boszko, Universidade de Passo Fundo - UPF, Brazil

Mapeamento Sistemático: Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ubíquos
Vinicius Fülber Garcia, UFSM, Brazil
Guilherme F Gaiardo, UFSM, Brazil
Brenda Salenave Santana, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Mauricio Matter Donato, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Luísa Lucca, UFSM, Brazil

Letramento digital e preconceito linguístico na EJA: uma abordagem através do uso de redes sociais
Juçara Benvenuti, UFRGS, Brazil
Clevi E. Rapkiewicz, UFRGS, Brazil
Joice Balbuena Iribarem, UFRGS, Brunei Darussalam

Pesquisas sobre o uso de TIC no componente curricular Geografia no Brasil
Marina Feldens, UFRGS, Brazil
Clevi E. Rapkiewicz, UFRGS, Brazil
Rute Vera Maria Favero, UFRGS, Brazil

Pensamento Computacional na Educação Básica: Interfaces para a Construção de Competências no Século XXI
Débora Conforto, UFRGS, Brazil

Programa Letramento em programação: disseminando a linguagem da tecnologia em Escolas Municipais do Norte Gaúcho
Amilton R. Q. Martins, IMED - Passo Fundo, Brazil
Ariane Mileidi Pazinato, Faculdade Meridional - IMED, Brazil
Felipe Azevedo, Imed, Brazil
Veronica Bressan, IMED, Brazil

Vou sentir o cheiro do Master Chef: a percepção das crianças nas escolas dos anos iniciais na transição da TV Analógica para a TV Digital.
Cláudio Márcio Magalhães, Centro Universitário UNA, Brazil
Carolina Aparecida de Sena, Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil
Carlos Renato da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil
Otávio Pereira Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais, Brazil

Estudo de Ferramentas de Apoio à Correção de Atividades de Programação no Contexto do Projeto IntroComp
Roberta Lima Gomes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brazil
Luiz Otavio Gerhardt Fernandes, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Isabel Bustamante, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Gabriel Rezende, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Lucio Sandrini, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Luiz Felipe Ferreira Mai, Universidade Federal do Espírito Santo, -- Select Country --
Nicole Nunes, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil
Gustavo Alochio, Universidade Federal do Espirito Santo, Brazil

A formação docente e a informática educativa
Gilceia de Oliveira, Universidade de Passo Fundo, -- Select Country --
Maiara Foli Severo, Universidade de Passo Fundo, Brazil

Mostra que eu escuto: a perspectiva da TV Digital para os surdos e seus educadores
Alessandra de Souza Santos, Centro Universitário UNA, Brazil
Veridiana Antônia Alves Souza, Centro Unviersitário UNA, Brazil
Ângela Araújo Costa, Centro Universitário UNA, Brazil

Mobilidade no contexto rural
Gisele da Silva Regis Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Projeto Celcom: Uma Solução de Baixo Custo para a Inclusão Digital e Social em Comunidades Isoladas no Brasil
Lauro Castro, Federal University of Pará, Brazil
Shirley Ferreira, Universidade Federal do Pará, Brazil
Brenda Vilas Boas, Universidade Federal do Pará, Brazil

Aplicação do Método de ensino Peer Instruction para o Ensino de Lógica de Programação com acadêmicos do Curso de Ciência da Computação
Patricia Mariotto Mozzaquatro, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, Brazil
Solange Beatriz Billig Garcês, UNICRUZ, Brazil

Digitalize: Objeto de Aprendizagem Adaptado a Dispositivos Móveis para o Público Idoso
Gabriel Bressan Techio, Universidade de Cruz Alta - Unicruz, Brazil
Vinicius Gulartt, Unicruz, Brazil
Regis Schuch, UNICRUZ, Brazil
Patricia Mariotto Mozzaquatro, Universidade Federal de Santa Maria, Brazil
Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma, Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, Brazil

Vídeos como Objetos de Aprendizagem Potencialmente Significativos
Adriano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brazil
Rogério José Schuck, Centro Universitário UNIVATES, Brazil
Lara Kalkmann Goulart, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Brazil

Inclusão digital promovendo oportunidades para jovens, mulheres e idosos
Fábio Favarim, UTFPR-Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Beatriz Terezinha Borsoi, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brazil
Geri Natalino Dutra, UTFPR, Prefeitura Pato Branco, Brazil

Informática na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain
Amanda Meincke Melo, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Maria Cristina Graeff Wernz, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Igor de Oliveira, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Karine Moreira, Universidade Federal do Pampa, Brazil
Cecilia Hohenberger, Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Hormain, Brazil
Eric Oliveira, Universidade Federal do Pampa, Brazil

O Uso da Webquest na Prática Educativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Janaina Martins Corrêa, Universidade Federal do Pampa, -- Select Country --
Juliana B. Machado, Unipampa - Universidade Federal do Pampa, Brazil

Performance Matemática Digital: O aluno produzindo vídeos construindo conceitos
Carla Denize Ott Felcher, UFPel, Brazil
Ana Cristina Pinto, Universidade Federal de Pelotas, Brazil
Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Brazil

E os 7%? A percepção de famílias carentes de uma comunidade de Betim/MG sobre a transição da TV analógica para a TV Digital.
Wellington Nora Soares, Centro Universitário UNA, Brazil
Eudes Moreira Sobrinho, Centro Universitario UNA, Brazil

Aprender e ensinar na Cibercultura: Desafios e Perspectivas Inovadoras
Adao Caron Cambraia, Instituto Federal de Educa��o, Ci�ncia e Tecnologia Farroupilha, Brazil

Educação e tecnologias digitais: políticas públicas em debate
Salete Cordeiro, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Governo Digital: análise do governo português na Internet
Kleomara Cerquinho, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Brazil
Karla Susiane dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas, Brazil
Irineu Amaro Vitorino, Universidade Fumec, Brazil

Los dos lados de la moneda: Tecnologías digitales y la formación de profesores en Honduras
Cinthia Margarita Sabillón, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Más allá del control parental: Redefiniendo a la Familia Digital
Yaimar Montoya, Universidad Federal da Bahia, Brazil
Juliet Carolina Castro Morales, Universidad Federal de Bahía, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

Relação entre estudantes de graduação e adultos mais velhos mediada pelas tecnologias digitais
Andrea Vicente Toledo Abreu, Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brazil

Ensino e Aprendizado de Lógica Através do Scratch
Luciano Ferreira Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Brazil
Gelson Schneider, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Brazil

Personas mayores y Cultura Digital: Tecnología para Asistir vs Tecnología para Crear.
Juliet Carolina Castro Morales, Universidad Federal de Bahía, Brazil
Maria Helena Bonilla, UFBA, Brazil

A Universidade e o Capitalismo da Informação
Lucas P. Mizusaki, UFRGS, Brazil
Dante Augusto Couto Barone, UFRGS, Brazil

Desenvolvimento de uma biblioteca para o controle de um robô móvel remoto
Gustavo Lima de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
Iago Gomes, UESB, Brazil
Jenifer de Jesus Jang, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil
Roque Mendes Prado Trindade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Brazil
Alzira Silva, UESB, Brazil
Maı́sa S. dos S. Lopes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brazil

Scratch na Amazônia abrindo caminhos digitais em territórios naturais
Eliana Caus Sampaio, FAESA Centro Universitário, Brazil
Renata Cristina Laranja Leite, FAESA Centro Universitário, Brazil
Otavio Lube dos Santos, FAESA Centro Universitário, Brazil

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Formação do Professor de Computação
Adao Caron Cambraia, Instituto Federal de Educa��o, Ci�ncia e Tecnologia Farroupilha, Brazil
Leonardo M. P. Benvenutti, Instituto Federal Farroupilha Campus Sto Augusto, Brazil

Ferramenta WEB Educacional para Metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas
Filipe Costa Batista Boy, Faculdade Dom Bosco, Brazil

Utilização da metodologia WebQuest nas aulas de matemática: uma proposta para o estudo de matrizes
Camila Faligurski Fim, Universidade Passo Fundo (UPF), Brazil
Pâmela Ceolin Pinto, Universidade Passo Fundo (UPF), Brazil
Rosana Maria Luvezute Kripka, Universidade de Passo Fundo, Brazil

Geometria Analítica com GeoGebra usando a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud no Ensino Médio
Delfa Huatuco Zuasnabar, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Cândido dos Santos Silva, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Miguel Santibanez, Universidade Federal de Roraima, -- Select Country --

Inclusão Digital Através da Robótica Educacional em Escolas Públicas do Sul do Amazonas
Francisco Soares Lima Filho, Instituto Federal do Amazonas, Campus Humaita, Brazil

Discussão sobre os conceitos de inclusão e integração no âmbito da inclusão sociodigital
Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia, Brazil
Emir Suaiden, Universidad Complutense de Madrid, Brazil
Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba, Brazil

Núcleo de Tecnologia Educacional: Estratégia de estudo do perfil dos professores para a elaboração do curso de formação continuada
Karina Letícia Julio Pinto, IFRS, Brazil
Delfa Huatuco Zuasnabar, Universidade Federal de Roraima, Brazil
Josiane Carolina Ramos, IFRS, Brazil

Redes sociais e Educação: um possível encontro
Rute Vera Maria Favero, UFRGS, Brazil
Bianca Faller, UFRGS, Algeria
Janine Rosa, UFRGS, Brazil