Apresentação

O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais tem o objetivo de oportunizar discussões acadêmicas sobre as temáticas que envolvem os estudos linguísticos e literários, nas abordagens que se relacionam interdisciplinarmente: leitura, literatura, linguagens, ensino e seus desdobramentos, inequivocamente humanistas por sua constituição, considerando a importância da fluidez de fronteiras e de valores dos saberes em geral, e dos linguísticos, literários e pedagógicos. O Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens: novas topografias textuais foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de outubro de 2017. 

O escopo do evento se propõe a discutir questões, que se entrelaçam, no âmbito da pesquisa, do ensino de leitura, de literatura em interface com outras linguagens e semioses no cenário contemporâneo, em que a sociedade clama por investigações de natureza inter/transdisciplinar, além de demandar pesquisadores centrados nos estudos não apenas no texto verbal e escrito, mas nas múltiplas linguagens, mídias e culturas que configuram a produção de sentidos na contemporaneidade.

Desse modo, o Seminário intenciona privilegiar o debate de ideias no campo das ciências da linguagem no alcance e intersecções com outros campos do saber humano. Sendo assim, busca oferecer espaços comunicativos para o intercâmbio de experiências, de investigações e demais iniciativas culturais que proponham alternativas para gerar comunidades de leitores e escritores, dentro e fora da escola. Visa, então, contribuir para a reflexão conjunta e a articulação entre pesquisadores da área de Letras - Linguística e Literatura - e de suas interfaces, projetando novos caminhos para que a área continue contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional, científico e artístico.

As discussões e reflexões serão organizadas por meio de mesas coordenadas e palestras, comunicações e movimentos e atividades culturais, que têm a finalidade de promover debates sobre o entrelaçamento da leitura, da literatura e de linguagens para o ensino de língua, mais especificamente da leitura, da literatura e de linguagens em nível de educação básica, média e superior. Seu público-alvo são estudantes e profissionais de Letras e de áreas afins, com a pretensão de discutir e compreender o espaço ocupado por múltiplas semioses, os diálogos que estabelecem entre si, as interações entre diferentes áreas de investigação e de pesquisa.

Desse evento, resultarão artigos de autoria dos participantes que apresentarão comunicação (ões), com publicação nos Anais do Seminário. Prevê-se, também, a organização e publicação de livro, por editora acadêmica externa à Universidade patrocinadora, com produções/textos dos professores e pesquisadores palestrantes que participarão do evento.

Esse Seminário tem estreita vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UPF), conta com a participação efetiva de professores do quadro docente permanente que integram a comissão organizadora e, também, da 16ª Jornada Nacional de Literatura. A linha de pesquisa “Leitura e Formação do Leitor”, nodal no PPGL/UPF, tem se voltado para pesquisas que interdisciplinarmente abordam, com ênfase, questões cruciais no que diz respeito ao ensino na Educação Básica: leitura, práticas leitoras e mediação. Nesse sentido há significativa integração com o Curso de Letras da UPF, visando o desenvolvimento equânime das ações relativas ao ensino, pesquisa e extensão.

Com a finalidade de dar concretude aos planos e objetivos concebidos no escopo desse Seminário, destacamos, de modo mais geral, alguns eixos temáticos que contribuirão para compor, mais centradamente, as atividades que serão desenvolvidas nos três dias de realização do evento, em especial nas mesas/palestras e nas sessões de comunicação. São eles:

- Estudos linguísticos e literários: texto e discurso
- Gêneros discursivos e ensino: leitura, letramento e multimodalidade
- Letramentos, leitura e tecnologias digitais
- Leitura e literatura: leitores multimidiais
- Leitura e literatura: memória, cultura e identidade
- Literatura, leitura e ensino
- Literatura infantil e juvenil
- Literatura, arte e estética: convergências de mídias e hipertextualidade
- Literatura contemporânea: hibridismo e pós-modernidade
- Texto, discurso e comunicação em redes
- Texto, discurso, interação verbal e ensino