Revista Espaço Pedagógico


http://www.upf.br/seer/index.php/rep/issue/view/449/showToc




CHAMADA PARA ARTIGOS: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA EDUCACIONAL V.23, nº2 - 2016-2

PRAZO ATÉ 15 DE MAIO DE 2016.

Nos últimos anos têm avançado quantitativa e qualitativamente o debate e os estudos acerca da relação entre filosofia e educação. Impulsionada pelos desafios que permeiam os processos educativos situados no âmbito de sociedades complexas e plurais, a filosofia da educação tem sido instada a contribuir tanto para ajudar a refletir sobre o significado desses mesmos processos quanto para a necessidade de atualizar um de seus temas mais fundamentais, a saber, o da formação humana. Todavia, para compreender com profundidade os fenômenos educacionais que emergem em tal âmbito a filosofia da educação tem de, por um lado, e sem perder de vista suas especificades, colocar-se numa atitude de diálogo com outros campos de saber para abordar as questões educacionais. Por outro lado, tem o desafio de fazer frente a compreensões que tendem a reduzir a pesquisa educacional apenas a uma perspectiva pragmático-tecnicista. Com o objetivo de aprofundar a discussão a respeito do papel da filosofia da educação no que concerne à pesquisa educacional, a Revista Espaço Pedagógico organiza o volume 23, n.2, jul./dez.2016 focando no tema Filosofia da Educação e Pesquisa Educacional. Serão aceitos trabalhos que explorem a natureza da pesquisa em filosofia da educação; o campo próprio da filosofia da educação e seu diálogo com outras áreas de saber; os desafios e os grandes temas colocados hoje para a pesquisa no campo da filosofia da educação.

Demanda livre: A Revista Espaço Pedagógico recebe artigos sobre temas diversos do campo educacional em fluxo contínuo.

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...

v. 22, n. 2 (2015): Educação superior e o processo de Bolonha

Sumário

Expediente

Expediente PDF
 

Editorial

Editorial PDF
Altair Alberto Fávero, Telmo Marcon, Flávia Eloisa Caimi (Editora Chefe)

Artigos

O processo de Bolonha: da harmonização à sintonização, passando pela convergência PDF
Alberto Amaral
Confluências da expansão da educação superior brasileira no período de 2000 a 2012 e o processo de Bolonha PDF
Altair Alberto Fávero, Carina Tonieto
Garantia da qualidade e da avaliação: um estudo comparado sobre as decorrências do processo de Bolonha na comunidade dos países de língua portuguesa PDF
Gionara Tauchen, Maria da Conceição Barbosa R. Mendes, Catia Piccolo Devechi
Declaração de Bolonha no contexto de mercantilização da educação superior: o discurso neoliberal dos organismos multilaterais PDF
Telmo Marcon
Espaço Europeu de Ensino Superior: marco regulatório que impacta na gestão das universidades brasileiras? PDF
Egeslaine de Nez, Antonio Bosco de Lima
Ensino Superior nos institutos federais: inserção flexibilizada e experiências com a diversificação dos cursos PDF
Elisângela Ferreira Floro, Neusa Maria Dal Ri
A instituição dos conselhos: participação e controle social, ou a “patologia” da representatividade? PDF
Edite Maria Sudbrack, Hildegard Susana Jung, Mariana Balestrin
Condições de trabalho docente na universidade pública brasileira: um mapeamento de estudos PDF
Ana Carolina Pessoa Brandão, Alvanize Valente Fernandes Ferenc, Rita de Cássia Alcântara Braúna
Representações e práticas sobre o método de projetos e o ensino do vocabulário em Montes Claros (1920-1930) PDF
Geisa Magela Veloso
O apoio pedagógico na formação inicial: perspectivas para o bem-estar docente e desenvolvimento profissional PDF
Adelar Aparecido Sampaio, Claus Dieter Stobäus

Diálogo com educadores

Diálogo com Educadores PDF
Cesar Tello

Resenha

Docência e Políticas na Educação Superior PDF
Evandro Consaltér
Reforma universitária e a construção do Espaço Europeu de Educação Superior: análise de uma década do Processo de Bolonha PDF
Roberta Cajaseiras de Carvalho

Diretrizes para os autores

Diretrizes para os autores PDF
 


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2238-0302