Secretariado Executivo Bilngue
Livro Pesquisa em Secretariado é lançado PDF Imprimir E-mail

        Professora lança livro em evento nacional de secretariado
Obra organizada por Daniela Giareta Durante é considerada um marco em pesquisa secretarial

 
Livro foi apresentado à comunidade secretarial em Belo Horizonte

Pesquisa em secretariado: cenários, perspectivas e desafios é o novo livro apresentado pela UPF Editora. Organizada pela coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo (UPF) Daniela Giareta Durante, a obra foi lançada no último dia 09 de junho, durante o XVIII Congresso Nacional de Secretariado, ocorrido em Belo Horizonte, de 6 a 9 de junho.

O livro, composto por oito capítulos, reúne pesquisas e reflexões de professores conferencistas e membros da mesa coordenada “A pesquisa em secretariado”, realizada na UPF durante o Encontro Nacional Acadêmico em Secretariado Executivo, em 2011. “Trata-se de um esforço coletivo e do profundo desejo de os autores disponibilizarem a primeira obra acerca da pesquisa em secretariado, para que conhecimentos tão importantes para o avanço da profissão sejam amplamente discutidos e testados pela comunidade acadêmica secretarial”, explica a professora Daniela.

Os autores representam o secretariado de diferentes instituições de ensino superior do país. De acordo com Daniela, são docentes diretamente envolvidos com a pesquisa em secretariado, líderes de grupos de pesquisa no CNPq, coordenadores de curso, professores de graduação e pós-graduação, fundadores da Sociedade Brasileira de Secretariado (SBSEC).

Nos capítulos são discutidas questões como: contexto atual da pesquisa em secretariado, caminhos da pesquisa em secretariado, identidade científica do secretariado, pesquisa aplicada e interdisciplinar no secretariado, objeto de estudo em secretariado, parâmetros para definição de linhas de pesquisa, estratégias e perspectivas da pesquisa em secretariado, além de desafios a serem superados pela área, a fim de promover a evolução teórica e conceitual como a constituição de redes entre pesquisadores e o fortalecimento da iniciação científica. “Desejamos que os escritos possam motivar e inspirar futuros estudos e futuros pesquisadores nessa prazerosa descoberta, construção e desconstrução, que é a pesquisa”, afirma a professora Daniela.

Detalhes sobre o livro podem ser obtidos acessando o site www.upf.br/editora.

Trabalho premiado
Também durante o XVIII Congresso Nacional de Secretariado, a professora Daniela apresentou o trabalho “Contribuições da Iniciação Científica na Formação do Secretário Executivo”, de autoria conjunta com a professora da UPF Maria Elisabete Mariano dos Santos. O trabalho é fruto das experiências ocorridas no Grupo de Estudos de Secretariado Executivo, cadastrado no CNPq, que envolve professores e alunos do Secretariado UPF. Esse grupo é um dos cinco existentes no país em Secretariado. O estudo foi elaborado visando estimular a pesquisa e a iniciação científica nos cursos de Secretariado do país e as pesquisadoras concluíram que a iniciação científica potencializa sobremaneira a formação do secretário executivo .

 
Site da UPF
© 2008 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI