Vestibular

Vestibular de Verão UPF: aprovados serão conhecidos na segunda-feira, 20

18/11/2017

16:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Mais de 8,7 mil candidatos fazem a prova do processo seletivo neste sábado, 18. Listão será divulgado às 11h, no site vestibular.upf.br

A cada Vestibular novos sonhos, expectativas e desejos se encontram na Universidade de Passo Fundo (UPF). Para o processo seletivo de verão 2018/1, a realidade não é diferente. Ao longo de todo esse sábado, dia 18 de novembro, milhares de estudantes, pais, amigos e familiares estarão circulando pelos espaços montados para receber a grande movimentação.

O processo seletivo teve mais de 8,7 mil inscritos. A prova iniciou as 14h em Passo Fundo e também nos campi de Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade, envolvendo mais de 700 pessoas, 187 salas de aula e 16 prédios da Instituição.

O processo seletivo registrou índice de abstenção de 6,21%. As provas do processo seletivo iniciaram às 14h e a exemplo do ocorrido nos vestibulares anteriores, os cursos foram divididos em Grupo 1, cujos candidatos fazem apenas a prova de Redação, e Grupo 2, no qual os candidatos respondem às provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química.

Temas da redação

Mobilidade urbana e migração foram os dois temas propostos para redação no processo seletivo do Vestibular de Verão 2018 da UPF.

No tema 1, mobilidade urbana, os candidatos desenvolveram um texto dissertativo-argumentativo respondendo a questão: “Quais as principais causas para o aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos e quais as consequências desse comportamento para a vida diária das pessoas?”.

No tema 2, o movimento migratório foi proposto para que os candidatos pudessem desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, explorando as consequências culturais, econômicas, ou religiosas que podem surgir a partir das novas configurações migratórias.

Gabarito e listão dos aprovados

A divulgação do gabarito acontecerá ainda neste sábado, 30 minutos após o término da prova, que encerra às 19h. O listão de aprovados será divulgado na segunda-feira, dia 20 de novembro, às 11h nos sites www.upf.br e vestibular.upf.br.

Matrículas acontecem no Centro de Eventos

A matrícula da primeira chamada deverá ser feita pelo candidato classificado ou pelo seu representante legal. Nesta edição, os candidatos classificados para os cursos de Passo Fundo deverão realizar a matrícula da primeira chamada no Centro de Eventos da UPF, já os classificados para cursos dos campi deverão realizar suas matrículas no respectivo campus onde a prova do concurso vestibular foi realizada.

A matrícula deverá ser feita na data e no horário previsto, conforme cronograma que consta no site do Vestibular, mediante a apresentação da documentação necessária. Dentre os documentos, estão o histórico escolar do ensino médio, contendo certificado de conclusão, carga horária, notas ou conceitos; cópia da certidão de nascimento ou de casamento; cópia da carteira de identidade e do CPF do candidato; cópia do comprovante de residência; e atestado médico e eletrocardiograma para os aprovados no curso de Educação Física. As matrículas das demais chamadas deverão ser efetivadas na Central de Atendimento ao Aluno.

Atividades para familiares

Enquanto os milhares de vestibulandos realizam as provas do Vestibular, os pais e familiares dos candidatos participaram de uma programação especial que reúne diversas atividades, como oficinas de pilates e de dança, trilha cultural pelo campus, bingo e sessão de cinema. Acadêmicos do curso de Enfermagem prestaram orientações e fizeram verificação de pressão arterial e os alunos do curso de Fisioterapia desenvolveram atividades laborais, como exercícios respiratórios e de relaxamento, além de alongamentos com os presentes.

Bolsas e financiamentos

Com o objetivo de facilitar a formação acadêmica dos alunos ingressantes aos 58 cursos de graduação oferecidos neste Processo Seletivo, a Instituição dispõe de várias opções de bolsas e financiamentos. 

Dentre as bolsas está o Prouni, dirigido aos estudantes com renda per capita familiar máxima de 3 salários mínimos (para bolsas de 50%) ou de 1,5 salário mínimo (para bolsas de 100%), egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, nesse caso, desde que na condição de bolsistas integrais. Além desta há a Bolsa Auxílio 25%, que prevê gratuidade de 25% para os cursos de Enfermagem (B) e de Ciência da Computação (B); e a Bolsa FUPF que prevê gratuidade de 50% para diferentes cursos, conforme edital.

Dentre os financiamentos, está o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF), que é regido por edital próprio e concede 50% de benefício estudantil, quando a renda familiar bruta for igual ou inferior a 15 salários mínimos e a renda per capita do grupo familiar for de até 3,5 salários mínimos. O PAE/UPF está pré-aprovado e a confirmação da concessão desse benefício fica condicionada ao atendimento ao disposto em edital específico. Além deste, o processo seletivo oferece o Programa Municipal de Crédito (Promucred), oferecido por prefeituras municipais conveniadas com a UPF; o Programa Emergencial de Crédito (PEC), um programa próprio da Instituição de benefício estudantil; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que financia até 100% das mensalidades dos alunos regularmente matriculados nos cursos habilitados pelo Ministério da Educação.