Geral

Programa Diplomacia Civil seleciona delegações para fóruns mundiais da ONU e OCDE

26/02/2018

17:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Estudantes, jovens profissionais e pesquisadores podem se inscrever até o dia 4 de março

A Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Universidade de Passo Fundo (AAII/UPF) divulga que o programa Diplomacia Civil do Instituto Global Attitude está com inscrições abertas para a formação de duas delegações que irão participar do Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável. O evento acontece de 15 a 21 de abril, no Chile. Já o OECD Fórum 2018 ocorrerá de 27 de maio a 1º de junho, na França. Podem participar estudantes, jovens profissionais e pesquisadores brasileiros de 18 a 35 anos, independente da área de formação, interessados em desenvolvimento sustentável e economia global.
 
Os selecionados terão a oportunidade de assistir a debates e palestras com líderes mundiais e organizações internacionais, além de contar com uma agenda exclusiva de reuniões, organizada pelo programa, e workshops preparatórios com temas pertinentes ao evento.
 
Os custos da inscrição incluem despesas com o credenciamento no evento, passagens aéreas de ida e volta, translado aeroporto-hotel, acomodação em hotel, seguro saúde, assistência na emissão de visto (se necessário), workshops de capacitação, supervisão e orientação para redação do artigo de pesquisa, cartão de visita personalizado, certificado de participação e acompanhamento de um coordenador do Instituto Global Attitude no evento.
 
Eventos
Promovido pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe (Cepal), o Fórum dos Países da América Latina e Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável foi criado para dar seguimento e monitorar a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas, aprovados em 2016 durante sessão da Cepal no México. O evento reúne representantes de estado, setores privados, sociedade civil, bancos de desenvolvimento, agências da ONU e blocos de integração regional.
 
Já o OECD Fórum 2018, realizado anualmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, terá o tema “O Que Nos Une?”. O evento é uma oportunidade de debate entre governo, sociedade civil, terceiro setor, acadêmicos e representantes da OCDE sobre como enfrentar os principais desafios econômicos, sociais e de governo, decorrentes da economia globalizada, reunindo mais de três mil pessoas dos mais diversos países.
 
Como participar
Os interessados devem preencher o formulário eletrônico disponível em http://diplomaciacivil.org.br e fazer o envio de um currículo, até as 23h59min do dia 4 de março. O critério de seleção leva em conta tanto o desempenho acadêmico do candidato quanto o interesse pela temática abordada nos eventos, além da proposta de artigo que será desenvolvido durante a preparação para a viagem.

Diplomacia Civil
O programa tem a missão de engajar jovens brasileiros na agenda mundial a partir da capacitação e da coordenação de delegações para conferências internacionais, permitindo que futuros líderes brasileiros tenham voz ativa no cenário externo. Desde 2011, o Instituto Global Attitude já coordenou a participação de mais de 120 jovens em programas internacionais. Outras informações também podem ser conferidas pelo site http://diplomaciacivil.org.br