Geral

Caixinha da Honestidade é novidade em Diretório Acadêmico da UPF Sarandi

20/03/2018

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Proposta facilita a compra de fichas para os estudantes que desejam jogar sinuca no local

Uma forma de lazer que os acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Sarandi, têm à disposição para o intervalo das aulas é a mesa de sinuca localizada no Diretório Acadêmico (DA) Jordão Gheller. Até então, para jogar uma partida de bilhar, os alunos necessitavam comprar uma ficha com os integrantes do DA ao custo de R$ 1,00. Agora, quem quer se divertir, deverá depositar o valor no cofre da Caixinha da Honestidade e retirar a sua ficha.

A iniciativa partiu do secretário dos Esportes do DA, Ricardo da Rosa, como forma de exercitar a honestidade dos estudantes, fazendo com que eles possam viver numa sociedade mais ética e solidária, além de facilitar a compra das fichas para a mesa,  diminuindo a procura por aqueles que as vendiam. Segundo o presidente Gian de Souza Novaz de Souza, a proposta visa a um convívio melhor entre os alunos, no qual cada um possa confiar no outro, tendo orgulho do grupo. “Podemos dizer que é um exercício da moral, pois cada um, no momento da compra da ficha na Caixinha da Honestidade, delibera, a partir de sua própria consciência, sobre o que é certo e o que é errado”, comenta.

Conforme Souza, todo o dinheiro arrecado pelas fichas será contabilizado pela tesoureira do DA, Margot Cervini, e todos os meses será feita uma prestação de contas ao Conselho Fiscal. “Esse valor vai para a conta corrente do Diretório e tem por finalidade contribuir com despesas ordinárias (Sky e escritório de contabilidade) e outras, como a mensalidade da própria mesa de sinuca, e outros projetos que estão sendo executados”, disse o presidente, informando, também, que, de início, como fase experimental, o DA deve disponibilizar poucas fichas. “Em caso de sucesso, aumentaremos a quantia, e assim progressivamente, até todas as fichas da mesa estarem disponíveis na Caixinha da Honestidade”, completa.

O Diretório Acadêmico Jordão Gheller representa os cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. Todos os estudantes poderão participar da Caixinha da Honestidade.