Ensino

Ambiente virtual Moodle ganha versão mobile

26/03/2018

18:35

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Com o aplicativo Moodle UPF, ficará mais fácil ler os materiais e realizar as atividades e postagens. Versão mobile já está disponível para download nas versões Android e IOS

A comunidade acadêmica da Universidade de Passo Fundo (UPF) terá, a partir de agora, acesso facilitado ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle por meio do aplicativo Moodle UPF. O aplicativo foi personalizado com as cores do Moodle e as informações podem ser acessadas com maior agilidade, assim, fica mais fácil ler os materiais e realizar as atividades e postagens.

De acordo com o professor Roberto dos Santos Rabello, coordenador da Divisão UPF Virtual, responsável pela plataforma, o Moodle foi configurado para permitir o uso por meio do aplicativo de modo que os alunos não precisam acessar o site para encontrar os conteúdos. A novidade é fruto de uma parceria entre a UPF Virtual e a Divisão de Tecnologia e Informação (DTI) da Instituição. “Um relatório da GSMA — entidade que representa operadoras móveis do mundo todo — aponta o Brasil como o país com mais smartphones conectados à internet na América Latina. São 234,6 milhões de conexões sem fio no país em 2017, sendo que 73% usando smartphones e, 35% usando tecnologia 4G”, justifica o professor. 

“O Moodle é uma ferramenta pedagógica importante na UPF, pois dá sustento às interações educativas que acontecem nas disciplinas desenvolvidas parcialmente à distância”, ressalta a professora Rosani Sgari, vice-reitora de Graduação da UPF. “Suas funcionalidades permitem que o conhecimento em foco seja construído, compartilhado e discutido com intensidade a partir de diferentes mídias e suportes”, enfatiza. 

O aplicativo Moodle UPF já está disponível para usuários de smartphones Android e IOS, e pode ser baixado pela Play Store ou iTunes. Para acessar, basta instalar o aplicativo em seu dispositivo e informar o usuário e a senha da intranet. 

Dúvidas podem ser esclarecidas em contato com a UPF Virtual, pelo e-mail virtual@upf.br.