Linhas de pesquisa e projetos

Área de Concentração: Clínica Odontológica

Os profissionais formados pelo PPGOdonto (Programa de Pós-graduação em Odontologia) terão uma formação voltada para as diversas áreas de atuação da Odontologia: ensino, clínica, extensão, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, com incentivo à inovação.

Assim, os discentes do curso de Mestrado e Doutorado em Odontologia estarão envolvidos em estudos de distribuição das doenças bucais na população humana e dos fatores que influenciam esta distribuição. Estes estudos serão utilizados para esclarecer a etiologia de uma doença específica através da combinação dos dados epidemiológicos com informações multidisciplinares, viabilizando projetos baseados na prevenção (Odontologia Preventiva). Além disso, técnicas e materiais empregados na clínica odontológica serão estudados com a finalidade de propiciar uma maior qualidade e longevidade clínica dos procedimentos e bem estar da população (Clínica Odontológica baseada em evidências). O desenvolvimento de novas tecnologias estará especialmente voltado para a área dos Biomateriais, a qual pretende desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originários das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias, aplicando-as na clínica odontológica.

As disciplinas obrigatórias serão direcionadas para a formação básica, enquanto as optativas (eletivas) estarão direcionadas para as diversas especialidades da Odontologia.

1- Biomateriais

Objetiva desenvolver e testar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro e in-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias originários das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias. Essa linha proporcionará o suporte técnico-científico para utilização de materiais e técnicas nos procedimentos da clínica odontológica. Destacam-se os projetos nas áreas de:

  • Caracterização de biomateriais através das propriedades fundamentais e biomecânicas;
  • Fundamentação biológica no desenvolvimento de biotecnologias e biomateriais;
  • Testes, in-vitro e in-vivo, de biocompatibilidade de materiais existentes e em fase de desenvolvimento;
  • Desenvolvimento e certificação de produtos comerciais e experimentais;
  • Análises in-vitro e in-vivo do comportamento de materiais a curto e longo prazo.

Conheça os projetos vinculados a esta linha.

2- Clínica Odontológica baseada em evidências

Visa estudar a aplicação de diferentes técnicas empregadas na clínica odontológica, contribuindo para a evolução da ciência, para o ensino da odontologia, para maior qualidade e longevidade clínica dos procedimentos e materiais, e para o bem estar da população, especialmente daquela atendida em serviços público e privado da macro-região da Universidade de Passo Fundo. Destacam-se os projetos nas áreas de:

  • Pesquisa clínica da eficácia de tratamentos odontológicos;
  • Avaliação, in-vitro, de novas técnicas restauradoras e endodônticas;
  • Estudos epidemiológicos com enfoque nos tratamentos odontológicos e no comportamento dos cirurgiões-dentistas dentro da prática clínica.

Conheça os projetos vinculados a esta linha.

3- Odontologia Preventiva

Esta linha promove a odontologia preventiva, dentro de todos os níveis de prevenção, ou seja, desde estudos epidemiológicos com a identificação de problemas de saúde bucal às técnicas de maior preservação do tecido oral, aplicando técnicas de prevenção e procedimentos minimamente invasivos com o objetivo de beneficiar comunidades de baixa renda. Destacam-se os projetos nas áreas de:

  • Saúde Bucal: ações para inserção social do PPG-Odonto-UPF na sua região de abrangência;
  • Influência de diferentes graus de deficiência intelectual nas doenças cárie e periodontal.

Conheça os projetos vinculados a esta linha.