Projetos linha 1

Ética, poder e ação humana: o princípio responsabilidade na relação homem e natureza

O presente projeto de pesquisa busca desenvolver estudos que analisem as relações entre homem e natureza. Pontualmente, são objetivos: (i) propor alternativas que possam direcionar os sujeitos a um comportamento de consumo ambientalmente responsável; (ii) propor a implantação de técnicas de exposição de indivíduos à ambientes enriquecidos visando redução de estresse e ansiedade e, ao mesmo tempo, estimulando a adoção de uma postura ética, consciente e integrada com o meio ambiente; e (iii) propor novas compreensões sociais, culturais e educacionais sobre as percepções da ordem do senso comum entre sujeitos e seus entendimentos relacionados à natureza e ao meio ambiente expresso nas redes sociais. O projeto, tendo por referência seu escopo, envolve profissionais pesquisadores da área de mercadologia, engenharia de produção, ciências biológicas, sociologia e educação.    

Responsáveis: Janine Fleith De Medeiros (Coordenadora), Ana Cristina V. Giacomini e Ivan Penteado Dourado

Conservação, manejo e uso sustentável da biodiversidade

Este projeto tem por objetivo realizar estudos dos aspectos biológicos, ecológicos e comportamentais de comunidades terrestres do sul do Brasil (insetos, anfíbios, répteis e aves). Monitorar a diversidade biológica, com especial atenção aos que necessitam de medidas de conservação, identificando processos e atividades com impacto negativo sobre os mesmos. Propor medidas para mitigar e compensar impactos da intervenção humana sobre a biodiversidade. Monitorar os efeitos sobre as populações naturais de estratégias e programas de uso sustentável dos componentes da biodiversidade.

Responsáveis: Noeli Zanella, Carmen Silvia Busin, Jaime Martinez, Lisete Maria Lorini, Nemora Pauletti Prestes, Cristiano Buzatto e Leonardo José Gil Barcellos.

Avaliação de impactos em áreas protegidas

O projeto tem como finalidade avaliar os impactos ambientais em áreas protegidas e o envolvimento da comunidade na conservação. O projeto apresenta diferentes frentes sendo as principais: avaliação de capacidade de carga em trilhas, avaliação dos impactos ambientais decorrentes do uso público, avaliação da participação dos diferentes atores no uso e conservação de áreas protegidas e desenvolvimento de proposta de manejo.    

Responsáveis: Carla Denise Tedesco (Coordenadora),  Jaime Martinez,  Nemora Pauletti Prestes e Noeli Zanella