Linhas de pesquisa e projetos

O curso de Mestrado em Bioexperimentação tem por objetivo preparar o indivíduo para a observação dos fenômenos biológicos, tanto no campo das ciências agrárias, biológicas e da saúde, e interpreta-los à luz do conhecimento científico. A bioexperimentação terá como foco principal a investigação dos mecanismos relacionados à imunopatologia de doenças transmissíveis e não transmissíveis nas diferentes espécies de seres vivos, e do gerenciamento da produção e condições higiênicas sanitárias envolvidas na elaboração de alimentos para consumo humano e animal, conforme descrição das linhas de pesquisa do programa.

1-  Etiopatogenia, epidemiologia e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis

Nesta linha de pesquisa estão incluídos os projetos desenvolvidos com o objetivo de avaliar as alterações bioquímicas e imunopatológicas decorrentes do contato ou exposição aos agentes químicos e biológicos de ocorrência na região norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, aplicam-se métodos bioquímicos, imunológicos e moleculares para determinar a etiopatogenia, epidemiologia, patologia e diagnóstico das enfermidades transmissíveis e não transmissíveis em diferentes espécies animais.

Temas de pesquisa: avaliação das alterações bioquímicas e imunopatológicas decorrentes da exposição a produtos químicos e ou biológicos; imunopatogenia, epidemiologia, diagnóstico sorológico e molecular de neoplasias e doenças transmissíveis e não transmissíveis; caracterização bioquímica, sorológica e molecular de microorganismos; avaliação de propriedades antimicrobianas em extratos de origem vegetal e animal; identificação de antígenos para uso em vacinas e diagnóstico; marcadores moleculares de infecções e neoplasias.

Confira os projetos vinculados a esta linha de pesquisa

2-  Higiene, inspeção, microbiologia e composição química de alimentos

Nesta linha de pesquisa estão incluídos os projetos desenvolvidos com o objetivo de  avaliar as condições higiênico-sanitárias de alimentos destinados ao consumo humano e de animais. Gerenciamento de ferramentas de qualidade. Avaliação da qualidade em indústrias de alimentos. Identificação de alterações e medidas corretivas. Higiene de estabelecimentos industriais, operações de obtenção de matérias primas, métodos de conservação e composição de alimentos. Estudo de microrganismos relevantes quanto aos aspectos de contaminação, deterioração e doenças de origem alimentar.

Temas de pesquisa: microbiologia de alimentos, interferência da tecnologia na transformação dos constituintes básicos dos alimentos, obtenção higiênica de matéria-prima, aplicação das ferramentas de controle de qualidade, avaliação da higienização de superfícies em contatos com alimentos.

Confira os projetos vinculados a esta linha de pesquisa