Na escola

A UPF oferece diversos temas de palestras, Workshop, oficinas, bate-papo para os alunos de ensino médio. Confira os temas e agende sua escola. 
 
Oficina: Aula de cidadania
Oficina: Mundo do Trabalho
Oficina: Cuidando da cuca
Palestra: Falando sobre bullying
Palestra: Escolha profissional

 
Workshops e palestras como tema central HISTÓRIA

História de Passo Fundo – trabalha questões de história e memória da cidade de Passo Fundo em sua formação sócio histórica e cultural. Pode abordar questões específicas, conforme a demanda das escolas.

História e Memória​ – trata da diferença entre memória (lembranças) e produção de conhecimento histórico (ciência); aborda a importância da vivência e recordação para entender contextos contemporâneos e as possibilidades de trabalho entre memórias e histórias no ensino e pesquisa. Articulada ao Laboratório de História Oral e Imagem (LAMOI).

Patrimônio Cultural​ - dedica-se a avaliar a importância dos bens coletivos de sociedades e grupos​ considerando seus âmbitos ambiental, cultural, histórico, arqueológico,​ artístico, material e imaterial. Educação patrimonial. Articulada ao programa de extensão Cultura, Memória e Patrimônio.

História e Cinema –​ aborda a questão do uso do cinema no ensino de história ou análise de filmes​ para compreender representações sobre a história. Conforme a demanda pode-se tratar de filmes e/ou documentários específicos.

História Ambiental – analisa a importância da interação homem e natureza; analisa os impactos da ação humana no meio; desenvolve elementos histórico-sociais para a educação ambiental.

História e relações de gênero – analisa as questões concernentes às relações de gênero relativas à ação legal, social, cultural e educacional.

História das Mulheres – analisa a importância da participação das mulheres da história salientando as intencionalidades político, culturais e sociais de sua condição histórica no país e mundo.

História das religiões e religiosidades – evidencia a importância de se compreender as crenças em sua formação histórico-cultural, analisa a organização de religiões e/ou grupos religiosos, trata de matrizes religiosas e sua diversidade, salienta o respeito à diversidade e a cidadania. Articulada ao Laboratório de Estudos das Crenças (LEC).

História do Brasil – a ação pode ser direcionada para um contexto, evento e/ou processo específico, dependendo da demanda escolar.

História afro-indígena – abordagem ampla ou pontual sobre esses importantes grupos de formação social brasileira. Pode ser ajustada a demanda escolar.

Cultura Material e​ Arqueologia – trata da importância dos vestígios materiais como fontes para o conhecimento do passado; trata de técnicas e procedimentos; pode contar com atividade prática, caso seja de interesse. Atividade articulada ao Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA).