Ensino

UPF abre inscrições para mestrado em Projeto e Processos de Fabricação

18/05/2018

14:26

Por: Jéssica França

Fotos: Reprodução

Interessados têm até o dia 30 de junho para realizar a inscrição no processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (PPGPPF/UPF) está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Os candidatos podem optar por uma das tem três linhas de pesquisa: Processos de fabricação; Projeto de máquinas e equipamentos e Seleção de materiais aplicados ao projeto e fabricação.

De acordo com o coordenador do PPGPPF, professor Dr. Márcio Walber, o curso contribui para o desenvolvimento tecnológico regional por meio da formação de mestres com orientação profissional voltada para a indústria metal mecânica. “Todas as linhas de pesquisa estão em contínuo desenvolvimento e têm forte aceitação por parte da comunidade industrial regional. O corpo docente, que é constituído por professores com qualificação e experiência voltada para as linhas de pesquisa e também por docentes que atuam em áreas de interesse, como biomateriais, bioengenharia, tratamento de efluentes industriais e planejamento e simulação da manufatura, o que confere um maior apoio às linhas de pesquisa do programa”, destacou o professor.

A excelente infraestrutura laboratorial do Programa permite a realização de pesquisas e dissertações, pois a estrutura contempla modernos equipamentos e softwares para realização de testes de fadiga, medições experimentais, equipamentos de visualização de imagens para análises de materiais e também modernos equipamentos de usinagem.

Por que cursar o mestrado em Projeto e Processos de Fabricação?
Segundo o professor Walber, a crise que afeta o cenário nacional acaba se refletindo no mercado de trabalho. Por esse motivo, uma boa alternativa é qualificar-se para que quando o mercado novamente ficar aquecido, o profissional já esteja apto e mais qualificado para absorver as oportunidades. “O PPGPPF propicia aos mestrandos uma excelente qualidade de ensino e estrutura laboratorial, com linhas de pesquisa voltadas para a indústria, possibilitando o desenvolvimento de estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação”, enfatizou.

Projetos de pesquisa em destaque
Ainda, conforme o professor, diversos projetos desenvolvidos no Programa tiveram destaque, como um projeto aprovado em 2017, onde o PPGPPF foi contemplado com os recursos do edital de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. “O projeto teve R$ 745.000,00 de recursos liberados em agosto de 2017, com o título ‘Desenvolvimento e aplicação de controladores de chaves seccionadoras de alta tensão’. Com o projeto, pretende-se validar o assunto desenvolvido pelo aluno do PPGPPF, Luciano Favretto, em sua dissertação defendida em 2014, orientada pelo prof. Dr. Charles Leonardo Israel”, contou.

A dissertação de Favretto resultou em uma patente de invenção PI1020130201987, com o título: "Dispositivo de Automação de Seccionador de Alta Tensão", compartilhada entre a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a CEEE. 

Inscrições
O processo seletivo no mestrado é dividido em etapas, como análise do currículo acadêmico e profissional; avaliação de pré-projeto de pesquisa; avaliação das cartas de recomendação; e entrevistas individuais. Interessados devem realizar as inscrições preenchendo on-line do formulário disponível no endereço eletrônico www.ppgppf.upf.br e no link: https://secure.upf.br/apps/extensao/inscricao/rel_eventos_pos.php. Acesse aqui o edital e confira todas as informações.