Pesquisa e Inovação

Open Day Pós-Graduação UPF: um dia para conhecer os cursos de mestrado e doutorado

29/09/2017

16:03

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

A fim de possibilitar o conhecimento sobre as múltiplas possibilidades para a formação continuada de profissionais das várias áreas do conhecimento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza nesta sexta-feira, dia 29 de setembro, o Open Day Pós-Graduação UPF – Stricto Sensu. O evento oportuniza que a comunidade possa conhecer de perto os programas de mestrado e doutorado disponibilizados pela Instituição e, para isso, realiza uma série de atividades que contemplam todos os programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade. As atividades iniciaram pela manhã e seguem à tarde e à noite.

PPGAgro

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) realizou a apresentação do Programa e dos convênios internacionais firmados, teve relatos de experiências internacionais dos discentes e cases de egressos no mercado de trabalho. Durante a tarde, o Programa organizou um circuito nos laboratórios e no Campo Experimental do PPGAgro. Além disso, será realizado, à noite, um happy hour com representantes de empresas ligadas à agricultura. As atividades acontecem na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV).

PPGCTA

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) realizou a apresentação das linhas de pesquisa e docentes do Programa e contou com a palestra “A Ciência de Alimentos e o Futuro da Alimentação”, proferida pela professora Dra. Luciane Maria Colla. Além disso, o Programa contou com a apresentação de alguns projetos dos discentes das turmas 2016 e 2017 e realizou visitas aos laboratórios para interação com os discentes e docentes. As atividades ocorrem no Centro de Pesquisa em Alimentação da UPF (Cepa).

PPGCiAmb

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) apresentou as linhas de pesquisa e os projetos do curso e promoveu uma visita aos laboratórios de pesquisa, entre eles, os laboratórios de zoologia, ecologia, citogenética, fisiologia, herbário (Muzar) e química farmacêutica. A recepção ocorre no Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

PPGEng

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) realiza atendimento especial aos interessados no programa. Professores das linhas de pesquisa estão à disposição para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos. Além disso, tem sido realizada a apresentação de alguns projetos dos discentes e relatos de experiências dos alunos, que abordam o que representa fazer mestrado e doutorado. As atividades ocorrem na Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear).

PPGECM

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) realizou uma demonstração de produto educacional construído no Scratch e de atividades de robótica educativa, além de apresentar o Programa. A ação contou com a presença de professores do PPGECM para atendimento aos interessados. Durante a tarde, também houve demonstração das atividades de robótica educativa, exposição de pôsteres e demonstração de produto educacional utilizando Minecraft e de maquetes (físicas) construídas pelos alunos. As atividades ocorreram no Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg).

PPGEH

O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) promoveu um workshop com as tecnologias das quais dispomos para a reabilitação física e cognitiva e apresentou os principais projetos desenvolvidos pelo Programa junto à Unicamp e à UCB. As atividades foram realizadas na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff).

PPGOdonto

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) também realizou a apresentação do Programa e contou com a apresentação sobre “Pesquisa laboratorial com enfoque clínico”, com a professora Dra. Márcia Borba. A noite, o tema abordado será “Inovação e experiência de pesquisa”, com o professor Dr. Doglas Checchin. As atividades ocorrem na Faculdade de Odontologia (FO).

PPGCA

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) terá apresentação dos projetos em andamento nas linhas de pesquisa. Haverá atendimento aos interessados por bolsistas e professores dos cursos e, além disso, um espaço de inovação para egressos e parceiros, com mostra de resultados de negócios ou apoios vinculados ao Programa. As atividades acontecem no Parque Científico e Tecnológico (UPF Parque).

PPGH

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) promove um dia de imersão na história, com conversa sobre a área de concentração, linhas de pesquisa, horários, bolsas e laboratórios, além da experiência de internacionalização discente. As atividades acontecem no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

PPGL

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) realiza uma atividade com a apresentação de pesquisas realizadas pelos bolsistas do Programa, contemplando as diferentes áreas do PPGL. Na oportunidade, há apresentação da editora da Revista Desenredo, professora Dra. Patrícia Valério; pronunciamento da coordenação do PPGL e apresentação das linhas de pesquisa, com as professoras Dra. Claudia Toldo e Dra. Marlete Diedrich; apresentação da Jornada Nacional de Literatura, pela professora Dra. Fabiane Burlamaque; e lançamento do livro Duas Fomes, da professora do PPGL, Dra. Márcia Barbosa. As atividades acontecem no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

PPGAdm

​O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) realiza um workshop com apresentação das linhas de pesquisa e atendimento aos interessados, realizado por bolsistas e professores das linhas de pesquisa do Programa. As atividades acontecem na Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac).

Galeria de Vídeos