Pesquisa e Inovação

Docente do PPGPPF/UPF participa de banca de tese em Madrid

17/07/2017

10:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O professor Dr. Márcio Walber, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (PPGPPF/UPF), participou, no dia 10 de julho, de uma defesa de tese de doutorado na Universidade Politécnica de Madrid (UPM), em Madrid. O estudo intitulado “Theoretical and experimental study of the fatigue behaviour of large passenger transport vehicles under dinamic operating loads”, orientado pelo Dr. Enrique Alcalá Fazio, foi apresentado no Centro Universitário de Investigação do Automóvel (INSIA), pertencente à Escola Técnica de Engenharia Industrial e adjunto ao parque científico e tecnológico da UPM.

A banca de defesa foi formada, além do professor Márcio Walber, da UPF; pelo presidente Dr. Catedrático Francisco Aparício Izquierdo; pelo Dr. Luis Castejon Herrer, da Universidade de Zaragoza; pelo Dr. Miguel Sanchez Lozano, da Universidade Miguel Hernández; e pelo secretário Dr. Ángel Luis Martin Lopez, da UPM. A tese foi homologada com a outorga de “doutorado internacional”, pelo motivo de parte de seu desenvolvimento ter sido realizada na Bélgica.

Durante a estada do professor na Espanha, também foi iniciada uma tratativa de implementação de convênio entre o PPGPPF e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UPM, com o objetivo de estabelecer e desenvolver um trabalho em processo de mútua colaboração na área de Engenharia Mecânica, possibilitando o intercâmbio de alunos e professores de pós-graduação das duas instituições.