Pesquisa e Inovação

Ministrante convidado: PPGOdonto recebe palestrantes nacionais e internacionais

12/05/2016

11:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professor: Dr. Niek Opdam (Radboud University, Holanda)

Palestra:"Restoring teeth with severe wear"
O professor mostrou aos alunos de mestrado e doutorado do PPGOdonto um modelo de Odontologia mais conservador, baseado na proservação e reparo das restaurações. Fatores envolvidos na falha de restaurações de resina composta e estudos clínicos prospectivos foram apresentados aos alunos e discutidos. Também mostrou pesquisas em colaboração com os cirurgiões-dentistas, denominadas “practice-based research”, ou seja, pesquisas com base na prática clínica. Essas pesquisas trazem dados importantes para a comunidade, mostrando as “verdadeiras” taxas de falha dos tratamentos odontológicos, aquelas que acontecem no dia a dia do cirurgião-dentista.

Professor: Dr. Flávio F. Demarco (Universidade Federal de Pelotas)

Palestra: "Longevidade de restaurações diretas de resina composta em dentes anteriores e posteriores: evidências atuais".
Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito dos tipos de falhas clínicas das restaurações de resina composta e suas causas. Foi abordado o método de revisão sistemática para obter os dados de longevidade das restaurações. As limitações das pesquisas clínicas também foram relatadas.

Professora: Dra. Julieta Tavares (PUC/RS)

Palestra: "Alta Performance Clínica com Cerâmicas Odontológicas”. 
A professora mostrou aos alunos do PPGOdonto etapas de planejamento e execução de casos-clínicos utilizando “lentes de contato”, que são facetas de cerâmica com espessura muito pequena (2-3 mm) e que requerem mínimo desgaste do dente. As “lentes de contato” são utilizadas para restabelecer a estética do sorriso. Os alunos discutiram com a professora as indicações e contraindicações desse tipo de tratamento e as técnicas utilizadas.