Universidade

UPF inscreve para mestrado e doutorado em Letras

21/10/2017

14:16

Por: Assessoria de Imprensa

Inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) inscreve para as provas de seleção das turmas 2018 dos cursos de mestrado e doutorado em Letras. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de novembro. Para o mestrado, serão oferecidas 24 vagas, e para o doutorado, 10 vagas. O PPGL tem como área de concentração “Letras: leitura e produção discursiva”, estabelecida em três linhas de pesquisa: Constituição e interpretação do texto e do discurso; Leitura e formação do leitor; Produção e recepção do texto literário.

As inscrições para o processo seletivo em ambas as modalidades do Programa serão realizadas até o dia 17 de novembro, pela internet, no site do Programa. As inscrições somente serão efetivadas mediante entrega da documentação necessária na secretaria do PPGL até o dia 17 de novembro. 

A homologação das inscrições para o mestrado e o doutorado ocorrerá no dia 24 de novembro. A lista final dos classificados no processo seletivo será divulgada no site do Programa (www.upf.br/ppgl) até o dia 20 de dezembro. 

Os editais dos processos seletivos estão disponíveis no site www.upf.br/ppgl/editais. Mais informações pelo telefone (54) 3316-8341 ou pelo e-mail ppgletras@upf.br.

Mestrado
A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma prova dissertativa, que acontecerá no dia 1º de dezembro de 2017, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Prédio B4). A segunda, de caráter classificatório, incluirá a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da graduação e do currículo vitae do candidato e a realização de uma entrevista individual, entre os dias 11 e 12 de dezembro.

O público-alvo do mestrado é composto por graduados, com licenciatura plena ou bacharelado em Letras ou nas seguintes áreas afins: Antropologia, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Educação, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia, Secretariado Executivo, Sociologia e Teologia. Será apreciada a inscrição de candidatos graduados em outras áreas do conhecimento. 

Doutorado
A seleção será em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma prova dissertativa, que ocorrerá no dia 1º de dezembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Prédio B4). A segunda, de caráter classificatório, incluirá: a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da Graduação e do Mestrado e do curriculum vitae do candidato. A terceira, de caráter eliminatório, incluirá: a realização de uma entrevista individual com arguição sobre o projeto, entre os dias 13 e 14 de dezembro.

Poderão candidatar-se ao curso de Doutorado em Letras portadores de título de Mestre, obtido em curso de Mestrado recomendado pela Capes ou revalidado por universidade brasileira.