Ensino

PPGL UPF recebe vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2017

26/03/2018

15:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

João Meirelles Filho falou sobre o tema “O abridor de letras: palavras, saberes e comunidade”. Encontro ocorreu na sexta-feira, 23 de março

O Programa de Pós-Graduação em Letras de Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) recebeu, na noite de sexta-feira, 23 de março, o escritor João Meirelles Filho, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura de 2017. A atividade, que integrou as comemorações dos 15 anos do PPGL da UPF, reuniu professores e alunos do Programa e acadêmicos dos cursos de Letras e de História no auditório do Centro de Educação Tecnológica (CET) da UPF. 

Meirelles Filho falou com os alunos sobre o tema “O abridor de letras: palavras, saberes e comunidade”. Para a coordenadora do PPGL, professora Claudia Toldo, a experiência que o escritor proporcionou aos alunos foi fundamental. “Para o PPGL, que comemora 15 anos de história, de pesquisa, de trabalho e também de parceria com as Jornadas de Literatura, não existe nada mais significativo do que propiciar momentos como esse, que trazem experiências de leitura, de pesquisa e de trabalho, como as socializadas esta noite por João Meirelles Filho”, destacou. 

João Meirelles Filho é ativista ambiental e empreendedor social. Há vinte anos, trabalha no Instituto Peabiru, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua no campo dos direitos sociais e ambientais. Nascido em São Paulo, dedica sua vida à Amazônia e, em especial, a Belém, no Pará, onde reside. Meirelles é autor da obra “O abridor de letras”, que lhe rendeu o Prêmio Sesc de Literatura em 2017. Durante o encontro, relatou um pouco sobre os seus 35 anos de atuação como ativista socioambiental. 

O encontro foi realizado em parceria com a Jornada Nacional de Literatura e também contou com a presença dos coordenadores da Jornada, os professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier.

Sobre o PPGL
O PPGL está vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UPF e garante a formação docente de excelência por meio de cursos de mestrado e doutorado. O Programa completa 15 anos em 2018. Sempre orientado pelo seu objetivo de oportunizar a continuidade e o aprofundamento da formação de docentes da área de Letras e de áreas afins, qualificando a prática científico-pedagógica dos profissionais que atuam em diferentes níveis de ensino, o PPGL já formou mais de 200 mestres e está titulando seus primeiros doutores. O curso foi criado em 2014 e a primeira defesa de doutorado ocorreu em 12 de setembro de 2017. Mais informações sobre o Programa no site www.upf.br/ppgl.