Ensino

“Percursos pelo imaginário medieval italiano” é tema de tese do PPGL

12/09/2017

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Tema embasou a primeira tese do doutorado do Programa de Pós-Graduação, apresentada na tarde desta terça-feira (12/09)

Professores, banca e familiares acompanharam, na tarde desta terça-feira (12/09), a apresentação da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF). Intitulado “Percursos pelo imaginário medieval italiano: lendo imagens de São Francisco de Assis”, o trabalho foi apresentado por Roberta Bassani Federizzi, egressa do curso de Artes Visuais e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu) da Instituição.

Orientadora do trabalho, a professora Dra. Graciela Ormezzano destacou o empenho da aluna em desenvolver a pesquisa em um curto espaço de tempo, vencendo muitos desafios ao longo do caminho. “Estou há quase quatro anos no Programa e tenho acompanhado esse processo de instalação e consolidação. Em virtude da aproximação de minha aposentadoria, perguntamos para Roberta se ela gostaria de fazer seu trabalho em menos tempo do que o habitual, para que eu pudesse continuar lhe orientando. Ela aceitou o desafio e ficamos muito contentes”, explica.

Para a professora, a primeira tese também serviu como uma vitória pessoal, vendo na superação da aluna a sua superação no passado. “É muito importante atuar neste Programa, ajudando na construção de uma pessoa que está se transformando em uma pesquisadora da área de letras. Quando escolhi minha formação, ainda na Argentina, queria cursar Letras, mas, na época, a ditadura não permitia. Então, estar hoje aqui, orientando essa formação, é uma vitória minha contra a ditadura argentina também”, pontuou.

Professora na rede municipal e estadual em Marau, Roberta também é docente na Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (Fabe). Ela ressalta que foram muitos desafios e superações na construção da tese, superados pelo carinho que tem com a cultura italiana. Essa relação foi o encaixe necessário para que ela encontrasse na linha de pesquisa Leitura e formação de leitor, o espaço para realizar o sonho do doutorado. “Chegar nesse momento, orientada pela professora Dra. Graciela, me deixa muito feliz. Foi um período desafiador, mas muito rico em experiências e na construção de um tema pelo qual tenho muito apreço”, destacou.

A banca, que contou com o apoio da equipe da UPF Virtual, foi composta pelos professores Antonio Carlos Vargas Sant'Anna (Udesc), primeiro arguidor; Robson Xavier da Costa (UFPB), segundo arguidor; Luís Francisco Fianco Dias (UPF), terceiro arguidor; e Fabiane Verardi Burlamaque (UPF), quarta arguidora.