Universidade

Há 60 anos construindo conhecimento e projetando novas realidades

19/07/2017

15:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) realiza uma série de atividades para comemorar seu sexagésimo aniversário

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) completa, em 2017, seis décadas de história. Ao longo desses anos, consolidou-se no ensino, na pesquisa e na extensão. Tem sete cursos de graduação, dois Programas de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado em Letras e em História) e inúmeros cursos de pós-graduação lato sensu. Nesses sessenta anos, formou mais de 7,6 mil profissionais. Para comemorar todas essas conquistas, estão sendo desenvolvidas várias ações no decorrer deste ano. 

A antiga Faculdade de Filosofia, que deu origem ao IFCH, ajudou a dar forma à Universidade e se transformou nessa importante unidade acadêmica. Hoje, o IFCH abrange mais de 1,2 mil alunos e oferece sete cursos de graduação: Filosofia (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura), História (Licenciatura), Letras Português e Inglês (Licenciatura), Letras Português e Espanhol (Licenciatura), Psicologia (Bacharelado) e Secretariado Executivo (Bacharelado). 

O diretor do IFCH, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, salienta que a unidade acadêmica tem inúmeras conquistas para celebrar. “Primeiro, por manter-se firme em sua opção pela formação humana, investindo forte em cursos de graduação e pós-graduação. Segundo, pelo compromisso que cada integrante dessa unidade assume com o raciocínio crítico e com as artes, numa época em que se comprometer com essas áreas do saber é, no mínimo, desafiador”, destacou.

Desafios 
O diretor do IFCH ressaltou que, ao longo dessas seis décadas, o IFCH não cresceu só em números de alunos e na oferta de cursos. “Ao longo desses 60 anos, crescemos, como diria Martha Nussbaum ‘na arte [...] de compreender o ser humano, [...] na arte de entender o significado dos sofrimentos e das realizações dos outros, [...] na arte de formar cidadãos íntegros, [...] na arte de manter viva a democracia’”, enfatizou.

Casagranda fez ainda uma reflexão sobre a eminência da inutilidade que paira sobre as humanidades. Segundo ele, na lógica de uma formação voltada para a competitividade, as humanidades perdem terreno e a dimensão construtiva e criativa da ciência e das ciências humanas, bem como a perspectiva de um raciocínio crítico e criterioso, cedem espaço ao aperfeiçoamento de competências eminentemente práticas. “E, este parece ser o desafio deste século. Afinal, como afastar das humanidades o perigo da inutilidade? Em outras palavras, como podemos, enquanto estudantes e professores, dotar de sentido a formação humana, garantindo as condições necessárias para viabilizar, não apenas a formação de cidadãos críticos, que possam pensar por si mesmos, mas também, por consequência, o futuro da democracia?”, indaga o diretor, ressaltando que é preciso compreender as tensões que movem o mundo.  

O princípio
Em janeiro de 1957, a antiga Faculdade de Filosofia – que em 1971 dá origem ao Instituto de Filosofia e Ciências Humana, realizava seu primeiro vestibular. Foram 62 alunos selecionados, sendo 12 para o curso de Filosofia, 38 para o curso de Pedagogia e 12 para o curso de Letras Anglo-Germânicas. Em março de 1957, a Faculdade iniciava suas atividades acadêmicas e a primeira aula magna fora ministrada em 7 de março, pelo professor Ernani Maria Fiori, com o tema “O ser e o absoluto”.

IFCH em números
- 1.217 alunos
- 7.634 alunos formados
- 23 funcionários
- 98 professores (47% doutores; 48% mestres e 5% especialistas)
- 7 cursos de graduação
- 2 programas de pós-graduação stricto sensu 
- inúmeros cursos de pós-graduação
Para conhecer mais sobre o IFCH, acesse www.upf.br/ifch

Ações comemorativas aos 60 anos do IFCH
Dentre as várias atividades programadas em comemoração aos 60 anos, destacam-se algumas já realizadas e outras que ainda acontecerão no segundo semestre de 2017: 

- Aulas Magnas
No primeiro semestre, foram realizadas duas aulas magnas, em parceria com a Faculdade de Educação. A primeira ocorreu no dia 21 de março, no Centro de Eventos da UPF, com o tema “A conjuntura internacional: problemas e desafios da atualidade”, com o palestrante Dr. Estevão de Rezende Martins, professor da Universidade de Brasília (UNB). A segunda aula ocorreu no dia 26 de abril, quando o professor Dr. Silvio Gallo, da Unicamp, falou sobre “Ensino, pesquisa e extensão - em busca da transversalidade de práticas e saberes”.

- Gincana integrada - IFCH 60 anos
Acontecerá entre os meses de agosto e outubro de 2017 e envolverá acadêmicos e professores de todos os cursos do IFCH.

- Jantar comemorativo aos 60 anos IFCH/Faed
As duas unidades realizarão, de forma conjunta, um jantar comemorativo aos 60 anos. O evento ocorrerá no dia 11 de novembro, às 20h, no Palazzo Centro de Eventos, Bairro Vera Cruz. 

- Evento com descerramento de placa comemorativa aos 60 anos e inauguração da galeria de fotos históricas e de ex-diretores do IFCH
Trata-se de uma solenidade de homenagens que será realizada em meados de setembro. A atividade contará com a presença de professores e alunos do IFCH, bem como de ex-diretores, ex-professores e ex-alunos.