Ensino

Convênio entre UPF e universidade polonesa permite intercâmbio e troca de experiências

23/05/2018

16:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Universidade Marie Curie-Sklodowska está recebendo três alunos da UPF neste semestre

Firmado em 2013, um acordo entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade Marie Curie Sklodowska (UCMS), da Polônia, já tem produzido bons resultados. Neste semestre, três acadêmicos da UPF estão na instituição polonesa realizando intercâmbio e a previsão, para o próximo semestre, é que a UPF receba a vice-reitora de Graduação da UMCS para atividades junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). 

De acordo com a coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da UPF, professora Maria Elisabete Mariano dos Santos, o acordo firmado entre as duas instituições trata-se de um convênio geral de cooperação acadêmica e intercâmbio técnico, científico e cultural entre a UPF e a UMCS, com acordos específicos para os Programas de Pós-Graduação de Letras e História. “É uma parceria importante por se tratar de uma instituição de excelência na Polônia, com uma vasta oferta de cursos. Através dessa parceria já obtivemos três bolsas de mobilidade junto ao programa europeu, Erasmus”, explicou a professora. 

Experiência positiva
Aluna do PPGL, Edina Menegat Mecca é uma das selecionadas pelo programa Erasmus e está, atualmente, na Polônia. Edina conta que, como professora de língua estrangeira, sempre teve interesse em experiências de intercâmbio, principalmente pela oportunidade de contato com pessoas de diferentes países e instituições internacionais. Seu interesse pela universidade Marie Curie surgiu, especialmente pelo fato de a UCMS oferecer um centro de ensino de língua portuguesa ligado à universidade onde o idioma é ensinado a alunos interessados a aprender português como língua estrangeira. “Fui muito bem recebida na universidade, tanto pelos professores quanto pelos colegas, todos impressionado com a distância e a diferença cultural entre Brasil e Polônia, já que a maioria dos demais intercambistas são europeus ou de países vizinhos. A troca de experiências durante as aulas é benéfica não somente para mim, mas também para os demais alunos. O apoio das professoras Natalia Klidzio e Barbara Hlibowicka-Węglarz, responsáveis pela parceria UMCS-UPF, também foi muito importante para a minha experiência positiva na UMCS”, contou Edina. 

Além das aulas, Edina também ressaltou as atividades culturais organizadas por grupos de apoio a estudantes intercambistas que promovem o compartilhamento de vivências entre alunos de diversos países, uma oportunidade única de conhecer diferentes culturas e estabelecer contato com outros estudantes. “Quanto às aulas, optei por cursar não somente disciplinas estritamente relacionadas à minha área (linguística aplicada), mas também aproveitar a oferta de outras voltadas à cultura, como história da Polônia e língua polonesa, o que faz muito mais sentido e é de grande proveito quando se está imerso em tal contexto diariamente”, lembrou. 

Para a aluna, sua experiência de intercâmbio comprova que o conhecimento da língua inglesa permite circular com autonomia por qualquer país do mundo, não necessariamente por aqueles que têm o idioma como oficial. “Frequentando uma instituição estrangeira posso contribuir positivamente com as instituições de ensino onde estudo e trabalho no Brasil”, completou.

Desafio diário
Assim como Edina, a acadêmica do curso de Publicidade e Propaganda, Sarah Tatsch Frankenberger, também está na Polônia realizando seu intercâmbio. Sarah conta que ficou sabendo sobre a possibilidade de realizar intercâmbio acadêmico em um evento da AAII onde ouviu relatos de alunos que já haviam passado pela experiência. Sarah está no país por meio do Programa de Intercâmbio Acadêmico (Piac), oferecido pela UPF. A acadêmica brinca que foi a UCMS que a escolheu, mas tem certeza de que se tivesse outras opções escolheria a universidade polonesa mesmo assim. “A excelência acadêmica é impecável, o corpo docente, pelo menos do meu curso, é qualificado à um alto nível, o campus é aconchegante e organizado, e a assessoria internacional é disposta e muito qualificada para receber alunos estrangeiros”, ressaltou.

Para Sarah, um dos maiores desafios da experiência foi o idioma, já que em Lublin, cidade onde a universidade está localizada, a maior parte dos cidadãos não fala inglês e o polonês era muito difícil. “Depois de um mês por aqui conhecendo intercambistas do mundo todo, tendo aulas em inglês e cursando aulas de polonês, o jogo virou e quem está marcando gol sou eu. Eu só tenho atributos positivos para essa Universidade, essa cidade e esse país”, disse. 

 A acadêmica garante que o intercâmbio vai ajudar na sua formação acadêmica de forma mais completa, positiva e diferente possível. “Fazer intercâmbio não é fácil. Sair da zona de conforto também não. Morar em um país estrangeiro, falar uma língua não habitual, conviver no meio acadêmico com uma estrutura diferente, é desafiador e diferente. No meio publicitário se a gente não se desafiar diariamente, ficamos circulando em uma manopla infinita. Estou crescendo como pessoa e como profissional a cada dia aqui. Espero poder levar tudo o que vivi lá para a UPF, para a FAC e para a PP para que eles também cresçam comigo. Está sendo, até agora, a experiência mais desafiadora que tive na vida. E eu agradeço à cada um que me ajudou a chegar até aqui”, finalizou Sarah. 

Sobre a UCMS
A Universidade Marie Curie Sklodowska é uma das Instituições que recebe acadêmicos da UPF por meio do Piac. A UMCS é uma universidade estadual, a quinta fundada no país e a maior instituição de ensino superior no leste da Polônia. São 11 faculdades em Lublin, mais de 80 programas oferecidos em polonês e inglês, mais de 250 especializações disponíveis e cerca de 1,6 mil estudantes internacionais recebidos por meio de 181 acordos internacionais com parceiros de todo o mundo, entre eles, a UPF.