Projetos linha 3

Fundamentos literários no pensamento contemporâneo
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal mapear uma possível intersecto entre a literatura e a filosofia no pensamento contemporâneo e sua influência na construção da subjetividade hodierna. Do ponto de vista da análise filosófica, a literatura servirá de subsídio a uma análise da cultura contemporânea ao passo que, do ponto de vista da literatura, a filosofia servirá de modelo explicativo de seus cânones estéticos. Trabalharemos com textos filosóficos que abrangem temáticas literária de pensadores como Nietzsche, Freud, Benjamin, Adorno, Horkheimer e Foucault, mas sem nos limitarmos nem a estes pensadores nem às obras literárias por eles tematizadas. Paralelamente a esta pesquisa, será organizado um grupo de estudos periódico com alunos de graduação e pós-graduação principalmente dos cursos de filosofia e letras, mas não exclusivamente destas áreas.

Responsável pelo projeto: Dr. Luis Francisco Fianco Dias


Nietzsche e Fernando Pessoa: o pensamento filosófico contemporâneo na poesia de Alberto Caeiro
O presente projeto de pesquisa tem como tema uma possível intersecção entre o pensamento filosófico de Friedrich Nietzsche e a Poesia de Fernando Pessoa, especificamente relacionando a crítica do primeiro à estruturação ontológico-transcendental da tradição cultural do ocidente ao sensacionismo, ou seja, a superfluidade das elaborações conceituais mais abstratas que são demonstradas na poesia de Pessoa, no nosso caso tomando como base o poema O Guardador de Rebanhos, do heterônimo Alberto Caeiro. Para tanto, usaremos o próprio texto de Pessoa e alguns textos de Nietzsche, como Sobre Verdade e Mentira no Sentido Extra-Moral, texto presente em O Livro do Filósofo, bem como material específico recolhido sobre ambos os autores.

Responsável pelo projeto: Dr. Luis Francisco Fianco Dias

Dissonância e anormalidade na poesia brasileira do século XX
Análise, descrição e interpretação de obras de poetas brasileiros do século XX, para verificação do grau de dissonância e anormalidade que as mesmas apresentam, seja em relação às convenções estéticas da lírica tradicional, seja em relação à cultura e aos valores da época em que foram produzidas.

Responsável pelo projeto: Dr. Paulo Ricardo Becker  


Paisagem e alteridade nas literaturas moderno-contemporâneas de língua portuguesa
Estudo das configurações da paisagem e de suas relações com a constituição da subjetividade/alteridade nas literaturas moderno-contemporâneas de língua portuguesa. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos formulados pela crítica temática de base francesa, que considera a paisagem como uma importante estrutura de sentido no texto, e recorre, sobretudo, à perspectiva teórico-crítica de Michel Collot.

Responsável pelo projeto: Drª. Marcia Helena Saldanha Barbosa