Geral

UPF promove Oficina de Pesquisa e Ensino de História para graduandos

14/08/2017

16:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O curso de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF), em mais uma ação de qualificação formativa, iniciou na quinta-feira, dia 10 de agosto, ao primeiro módulo da Oficina de Pesquisa e Ensino de História, sob condução do professor Fabiano Chiesa.  A proposta da Oficina é analisar e atualizar competências de pesquisa e da docência em história, com base nas mais recentes reflexões e pesquisas historiográficas. 

A coordenadora geral da atividade, Ironita Machado, ressalta que além dos elementos sociais, políticos e econômicos, enfatizam-se aspectos da história cultural nas sociedades e promovem-se diversos diálogos interdisciplinares por meio de atividades práticas. Ironita ainda explica que a Oficina de Pesquisa e Ensino de História, voltada aos alunos que estão terminando o curso, é constituída de quatro módulos que agrupam grandes temas, divididos em encontros: informática, historiografia, metodologia da pesquisa e do ensino de história, e escrita historiográfica. 

A oficina apresenta as atividades de forma clara, buscando fazer ligações entre os conhecimentos dos alunos, visando dialogar com as diversas disciplinas em curso, transversalisando numa perspectiva de formação integral e global. “Desenvolver-se-á pela metodologia de interpretação, síntese e escrita histórica, bem como atualização de temáticas de gênero, etnicidade, imigrações/migrações, religiosidade, meio ambiente, cotidiano, política, entre outros, sob atividades diversificadas e experimentais”, comenta a professora Ironita.

O programa contempla ainda três encontros distribuídos ao longo do semestre que são conduzidos por professores, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em História da UPF e também pela convidada, professora Marlete Dietrich, do curso de Letras da UPF.