Geral

Especialização em Cultura Material e Arqueologia da UPF obtém manifestação favorável do IPHAN

09/06/2017

18:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desde a criação do curso de especialização em Cultura Material e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) tem recebido inúmeros pedidos de informações acerca da compatibilidade da formação oferecida em relação às diretrizes constantes no Ofício-Circular nº 001/2013-PRESI/IPHAN. Considerando o exposto, o PPGH/UPF encaminhou este questionamento formalmente ao IPHAN/RS, cuja Superintendência, por sua vez, direcionou a questão ao Centro Nacional de Arqueologia (Processo: 01512.002281/2017-84).

No dia 22 de fevereiro de 2013, o Centro Nacional de Arqueologia (CNA/IPHAN) divulgou o Ofício-Circular nº 001/2013-PRESI/IPHAN, através do qual comunica os critérios utilizados pelo CNA na análise dos requerimentos de autorização/permissão para desenvolvimento de pesquisas arqueológicas em território nacional.

Tendo em vista que a profissão de Arqueólogo ainda não foi regulamentada, os critérios apresentados correspondem ao posicionamento da Procuradoria Federal, e deverão ser reavaliados quando da regulamentação da profissão.

A resposta ao questionamento foi encaminhada pelo CNA por meio do Memorando nº 0352/2017/CNA/DEPAM/IPHAN, emitido no dia 15 de maio de 2017. Por meio deste documento o IPHAN informa que os pós-graduados no programa de Cultura Material e Arqueologia da Universidade de Passo Fundo enquadram-se nos critérios estabelecidos pelo Ofício-Circular nº 001/2013-PRESI/IPHAN.

A despeito do posicionamento positivo, é importante destacar que este enquadramento não implica no reconhecimento imediato dos pós-graduados como arqueólogos profissionais perante o IPHAN. Após a conclusão de sua formação acadêmica, a idoneidade técnico-científica deverá ser pleiteada e comprovada pelo proponente junto ao IPHAN.

O curso de Especialização é oferecido no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), que possuem ainda, o curso de Mestrado e Doutorado em História.

Atualmente a Especialização é coordenada pelo Professor Dr. Luioz carlos Tau Golin, e as aulas iniciam dia 10 de julho de 2017. Informações pelo e-mail pghis@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8339.

Acesse aqui o memorando e seu ofício de encaminhamento.