Linhas de pesquisa

1- Política e Relações de Poder

A linha, com relação ao eixo específico da Política, concentra as pesquisas relacionadas às relações de poder, aos fenômenos das práticas políticas e da cultura política em seu âmbito regional, nacional, internacional e suas fronteiras. Em termos historiográficos, volta-se para o debate acerca da recuperação do político na História, incorporando novos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa. Estuda os processos eleitorais, a constituição dos partidos e associações políticas, as relações de poder em suas dimensões formais e institucionais vinculadas ao Estado, as redes de micropoderes, os mecanismos jurídicos e os aparatos repressivos referendados no espaço político, as construções do imaginário, do simbólico e do ritualístico na política em sua dimensão histórica, o papel do cidadão e as relações de poder na nova geopolítica regional e internacionais, estabelecendo uma articulação na qual a abordagem regional – em qualquer recorte temático – tem destaque. 

A linha agrega as pesquisas e os estudos sobre a política relacionada às formas e às relações de poder, aos fenômenos das práticas políticas e da cultura política. Incorpora os estudos sobre micro e macroabordagens das esferas política e social, observando as suas interfaces. Aborda a questão das fronteiras sul-americanas, os nacionalismos e a formação dos blocos regionais de poder no mundo global.

DOCENTES: Adelar Heinsfeld, Alessandro Batistella, Ana Luiza Setti Reckziegel, Felipe Cittolin Abal, Janaína Rigo Santin

2- Espaço, Economia e Sociedade

A linha dedica-se a temas que se articulam em torno de dois eixos centrais: 1) ocupação humana de espaços; 2) conflitos e movimentos sociais. O eixo 1 trabalha temas como a territorialização, a colonização, a imigração, fronteiras e história agrária, contemplando as relações sociais e as noções de pertencimentos societários e institucionais; trata dos temas de estabelecimento e/ou alteração de hierarquias sociais, econômicas, jurídicas e simbólicas, em suas relações de cooperações e conflitos; analisa as interações no interior do mundo do trabalho, com suas permanências e transformações históricas; centra análises em torno de processos migratórios de portugueses para a América, da escravidão colonial, das migrações europeias. O eixo 2 enfatiza a questão da propriedade da terra no Brasil e o mundo do trabalho. Os movimentos e lutas sociais, e as construções identitárias. 

A linha agrega as pesquisas povoamento, populações indígenas, imigração e colonização, movimentos sociais, propriedade da terra e legislação agrária, ocupação do espaço, história da navegação, escravidão e mundos do trabalho, relações interétnicas, história da família, história e educação.

DOCENTES: Ironita A. Policarpo Machado, João Carlos Tedesco, Luiz Carlos Tau Golin, Mário José Maestri Filho, Marcos Gerhardt, Rosane Márcia Neumann.

3- Cultura e Patrimônio

A linha ampara-se sobre abordagens historiográficas interdisciplinares dedicadas à análise do campo cultural e patrimonial. O eixo concernente à Cultura ocupa-se de fenômenos culturais, estéticos, religiosos, ritualísticos, relativos ao imaginário, aos simbolismos, à cultura de massa, contemplando suas articulações com o social. O eixo dedicado às questões Patrimoniais analisa os processos de constituição de bens artísticos, culturais, ambientais, intelectuais e históricos pertencentes a uma dada coletividade. Tal conjunto de referências é articuladaso à constituição de memórias e identidades específicas que, abordadas sob uma perspectiva histórica, evidenciam o quanto as demandas, as seleções, as recordações, os discursos e as representações se tornam ou são tornados referenciais para as comunidades. 

Refletir acerca do patrimônio extrapola as questões legais e perpassa, indelevelmente, pelo eixo da cultura, das representações e das práticas sociais.
A linha agrega os estudos relativos a cultura(s), movimentos culturais e estéticos, patrimônio, história e imagem, religiosidades, memórias, identidades, representações, estudos étnicos e de gênero, cidades, ritos e rituais, artes, literatura, acervos arqueológicos, educação patrimonial.

DOCENTES: Gerson Luís Trombetta, Gizele Zanotto, Jaqueline Ahlert, Luiz Carlos Tau Golin, Marlise Regina Meyrer.