Núcleo de Pré-História e Arqueologia – NUPHA

O Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA) possui formação multidisciplinar, congregando arqueólogos, historiadores, antropólogos de instituições nacionais e internacionais (Argentina, Venezuela e Uruguai). As linhas de investigação do Núcleo abrangem os seguintes temas: Pré-História do Planalto Meridional; Arqueologia missioneira; Educação patrimonial e difusão do conhecimento arqueológico; Arqueologia dos povos e comunidades tradicionais; Fronteiras e contato cultural interétnico na pré-história; Arqueologia histórica; Arqueologia forense; Patrimônio cultural, identidade e território; Pesquisa e curadoria de acervos arqueológicos; Estudos e guarda de acervos arqueológicos; Multidisciplinaridade: Arqueologia, Artes e Cultura. 

Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (LACUMA)
O NuPHA mantém um espaço físico específico no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas para armazenamento e pesquisa de acervos arqueológicos, desenvolvimento de atividades educativas através de cursos, palestras e demais atividades de educação patrimonial. Em relação às atividades do LACUMA, a legislação brasileira referente aos processos de licenciamento ambiental compreende uma série de estudos voltados ao meio físico, biótico e socioeconômico. Entre os levantamentos realizados, destacam-se os estudos de avaliação de impactos ao patrimônio cultural material e imaterial. 

Serviço
Atua na preservação do material recebido por meio dos contratos de endosso e apoio institucional entre o NUPHA e empresas, além de órgãos públicos; do estudo e da conservação da cultura material e arqueológica; da formação de acervos; da limpeza de material iconográfico, lítico e cerâmico; da documentação gráfica e fotográfica; da descrição de artefatos arqueológicos; da catalogação dos acervos; do acondicionamento e armazenamento do material da cultura material e arqueológica; elaboração de laudos em temas de cultura material. Firma contratos com empresas para endossos de apoio institucional para projetos de diagnósticos arqueológicos e educação patrimonial, assume a guarda e organização de acervos de documentação material, elabora laudos, desenvolve eventos de cultura material e promove cursos e publicações que envolvem esses saberes.

Público-alvo: empresas públicas e privadas

Passo Fundo
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h30min às 17h30min.
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – IFCH – Prédio B4 – UPF Campus I – BR 285, bairro São José
Telefone: (54) 3316-8434