Intercâmbio e inserção social

Instituições nacionais

Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul
 

O Programa mantém convênio com o Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul com o objetivo de transferir ao Arquivo Histórico da UPF os autos-findos da Justiça do Trabalho da região norte. Em 2008, estes processos estavam na iminência de serem destruídos, quando o Programa e a Justiça do Trabalho de Passo Fundo promoveram a proposta de parceria.
Atualmente, aproximadamente 45.000 processos estão depositados no Arquivo Histórico Regional e outros tantos terão o mesmo destino. Com isso, importante documentação de memória social regional será preservada viabilizando projetos de pesquisa na área.  

Há uma vertente temática consolidada no Programa, relacionada a pesquisar as relações entre História e Direito. Com a incorporação do acervo da Justiça do Trabalho ao arquivo histórico regional, possibilitou-se um importante acervo de fontes primárias, capaz de desvelar as relações de trabalho na região desde a instalação da Justiça do Trabalho em Passo Fundo, no ano de 1959. A parceria PPGH/JT mostra seus resultados, já que o acervo recuperado possibilitou a pesquisa dos discentes do Programa em temas referentes ao mundo do trabalho na região.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região
 

O convênio tem como objetivo 1) triagem e preservação da documentação do acervo do Tribunal Regional Federal da 4ª Região que sirva à pesquisa histórica e enseje a adoção de práticas que  divulguem o conhecimento produzido com base nessa memória; 2) reconhecimento do valor histórico da memória judicial e da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre a história do Judiciário na região; 3) aprofundamento dos estudos sobre a história da comunidade regional por meio das fontes judiciais;4) ampliação do acervo documental, como estrutura de apoio à pesquisa no PPGH.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
 

O convênio foi assinado em março de 2015, objetivo de estruturar um projeto de pesquisa interinstitucional ligado ao NEMEC (Núcleo de Estudos de Memória e Cultura), missões de trabalho e publicações conjuntas, além de estimular o trânsito discente.

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
 

Desde 2014, o Núcleo de Estudos da Bacia do Prata do PPGH, desenvolve intercâmbio ininterrupto com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, nos quadros das investigações desenvolvidas sobre a história da bacia do rio da Prata, em geral, e da Guerra da República do Paraguai contra a Tríplice Aliança, em especial. 

Participação no I Congresso Internacional de História Regional: Pensando a Guerra do Paraguai e o Processo de Consolidação dos Estados Nacionais da Bacia do Rio da Prata, realizado em Aquidauana (MS), entre 17 e 19 de maio/2016, no Campus da UFMS. O prof. Mario Maestri foi conferencista e os doutorandos Fabiano Barcellos, Silvania Queiroz, Eduardo Palermo, Wagner Jardim, Orlando Mesquita, do PPGH, apresentaram comunicações.