Ensino

PPGEng celebra 15 anos com aula inaugural

15/03/2018

17:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Atividade contou com descerramento de placa e lançamento de um livro

A contribuição do engenheiro civil e ambiental no atual cenário mundial foi a temática da aula inaugural para celebrar os 15 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF). Alunos, professores e colaboradores participaram da atividade, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (15), no auditório da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Campus I. O palestrante convidado foi o professor Dr. Marcelo de Andrade Romero, que abordou os desafios para um planeta sustentável.

Presente no evento, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Leonardo José Gil Barcellos, destacou o crescimento do Programa e a consolidação das pesquisas desenvolvidas. Para ele, celebrar os 15 anos é buscar nas origens a motivação para continuar crescendo. “Graças ao trabalho qualificado dos programas, temos hoje mais de mil alunos no stricto sensu e mais de dois mil mestres e doutores formados na Instituição. O que vemos aqui é um programa maduro e que segue os passos do crescimento. É com muito orgulho que faço parte desse processo e que conseguimos, mesmo diante das adversidades, investir e incentivar o crescimento. Nosso objetivo é continuar a caminhada qualificando ainda mais as pesquisas desenvolvidas”, destacou.

O diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), professor Vagner Alves Guimaraes, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos os alunos. Ele relembrou sua trajetória na primeira turma de mestrado do Programa e destacou o envolvimento de todos para que o curso chegasse aos 15 anos consolidado e com um futuro promissor. “Ao longo dos anos, conseguimos superar os desafios e barreiras, contando com um corpo docente qualificado que permite o crescimento constante do programa. Tenho orgulho por ter contribuído, ainda que de forma modesta, para a consolidação dos trabalhos. Hoje, os alunos têm condições de usufruir de toda a estrutura e de serem excelentes profissionais”, pontuou.

Em 2018, ingressam nos Programas a 16ª turma que de mestrado e a 3ª do doutorado. De acordo com o coordenador do PPGEng , professor Zacarias Chamberlain, já são quase 200 dissertações defendidas até hoje, refletindo o bom andamento do Programa. “São 15 anos de Programa e muitos recursos obtidos por meio dos projetos desenvolvidos. Com a busca pela qualidade constante, vamos buscando também o nosso conceito 5 na avaliação da Capes. Hoje é momento de agradecer a todos”, reforçou.

Lançamento de livro e descerramento de placa
O evento também contou com outro momento especial. Os presentes puderam prestigiar o lançamento do livro “Pré-requisitos para a sustentabilidade dos municípios do Rio Grande do Sul”, de autoria dos professores Luciana Brandli, Rosa Maria Locatelli Kalil, Walter Leal Filho, Pedro Marques Prietto, Amanda Lange Salvia e Vanessa Tibola da Rocha.

Para marcar a passagem dos 15 anos do PPGEng, uma placa comemorativa foi instalada no hall de entrada do prédio G1.