Geral

Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS é realizado na UPF

15/03/2018

16:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Evento segue até sexta-feira, 16 de março, no Centro de Eventos da UPF

O VI Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do RS (Eenar), o III Simpósio de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sinma) e o I Seminário de Geotecnia Ambiental ocorrem no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo (UPF). A abertura foi realizada na tarde de quinta-feira, 15 de março, e a programação segue até esta sexta-feira, 16 de março. Os eventos são promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF, com apoio do Núcleo do RS da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (NRRS-ABMS) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF).

Os eventos também integram as comemorações dos 15 anos de implantação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) da UPF. Participam alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades do sul do país, além de profissionais da área, professores universitários e pesquisadores. A programação abrange palestras, mesa redonda e debates. 

Participaram da solenidade de abertura o coordenador do evento, Antônio Thomé; o coordenador do PPGEng, Zacarias Martin Chamberlain Pravia; a vice-reitora de Graduação, Rosani Sgari; o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos; o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear), Vagner Alves Guimarães; o presidente da AEAPF, Eduardo Basso; e o palestrante internacional Krishna Reddy. 

O coordenador do evento deu as boas-vindas ao público e também agradeceu às entidades organizadoras do Eenar, destacando que, nesta edição, o tema principal será a geotecnia, envolvendo solos e rochas, que servem de apoio para obras de engenharia ou para utilização como material de construção.

O objetivo do Eenar é a consolidação de um amplo foro de debates e discussões que leve ao intercâmbio de conhecimento e experiências entre profissionais das diversas áreas da Engenharia e Arquitetura a discutir temas relacionados à infraestrutura e meio ambiente aplicados a cidades médias e pequenas. “Esse é um momento de perguntar aos profissionais de fora e também aos da casa. Aproveitem esses encontros, porque são momentos de plantar conexões e ideias. É legal estar com seus colegas do dia a dia, mas, se puderem, interajam com outros colegas, com outros professores também. As melhores ideias de pesquisas surgem durante conversas em eventos como esse. Não percam essa oportunidade”, destacou o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

A vice-reitora de Graduação, que representou o reitor da UPF, também ressaltou a importância do evento. “Estou muito feliz em poder testemunhar a interdisciplinaridade ao vivo e a cores. Estamos testemunhando o quanto a graduação pode contribuir com a pós-graduação e vice-versa. Uma rede de conexões é feita assim, de artigos científicos, de publicações, de participações em congressos, de articulações”, ressaltou Rosani.


Confira a programação completa e mais informações sobre o evento no site www.eenar.com.br.