Pesquisa e Inovação

UPF inscreve para Mestrado em Envelhecimento Humano

15/05/2017

08:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para diversos cursos de mestrado. Um deles é o mestrado em Envelhecimento Humano, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/Feff/UPF). Interessados podem se inscrever até 16 de junho, no site www.ppgeh.upf.br.

O curso objetiva formar pesquisadores e docentes do ensino superior capazes de analisar as necessidades e as demandas da população idosa, compreendendo seus aspectos inerentes. Segundo a coordenadora, professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, o envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. “Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos. Serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos”, conta.

Tendo como linhas de pesquisa “Aspectos culturais e educacionais do envelhecimento humano” e “Aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento humano”, o mestrado tem como diferencial a qualificação dos seus alunos. “As abordagens interdisciplinares do PPGEH procuram qualificar profissionais e pesquisadores de diferentes áreas de atuação para as problemáticas relacionadas ao cuidado e à proteção da pessoa idosa, como, por exemplo, a saúde, as condições psicológicas e emocionais e a inserção social, cultural e tecnológica. Busca-se, também, refletir e produzir novos conhecimentos sobre aspectos educacionais para enfrentar um mundo social que ‘envelhece’”, destaca Ana Carolina.

Público-alvo, inscrições e seleção
Estão convidados a ingressar graduados das mais persas áreas do conhecimento, tais como Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas ou em Engenharias, que desejam adquirir conhecimentos em Geriatria e Gerontologia, aplicando-os à essência de sua formação. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de junho, no site www.ppgeh.upf.br, onde também é possível conferir o edital de seleção.

O processo seletivo é formado por duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, é constituída pela aplicação de uma prova escrita. A segunda é composta da análise do curriculum vitae no modelo Lattes/CNPq do candidato e de uma entrevista individual realizada perante uma banca, atendendo a edital próprio.

Informações
Outros detalhes sobre o mestrado em Envelhecimento Humano podem ser obtidos pelo telefone (54) 3316-8384, pelo e-mail pgeh@upf.br e no site do PPGEH.