Pesquisa e Inovação

PPGEH/UPF lança 15ª edição do livro Doenças Crônicas

24/11/2017

14:31

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidado Humano do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (PPGEH/UPF) lançou nessa quinta-feira, dia 23 de novembro, a 15ª edição do livro Doenças Crônicas – estratégias. A atividade ocorreu na sala de estudos do Mestrado em Envelhecimento Humano, na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da UPF, e reuniu alunos do Programa e alguns dos autores dessa edição. 

Com a organização de Luana Ferrão, Cássia Cassol Damo, Cristina Pilla Della Méa e Luiz Antônio Betinelli, a obra é composta por 19 capítulos, resultado da integração dos mais diversos profissionais da área da saúde preocupados com a problemática das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). O livro enfoca a atuação multidisciplinar, sustentando o cuidado individualizado com qualidade e seus múltiplos saberes e olhares da cronicidade. “Como a população hoje vive mais tempo, a questão das doenças crônicas é um foco em todas as áreas da saúde e é o que contempla a nossa obra: pensar em estratégias, em como beneficiar, em como melhorar a qualidade de vida desses sujeitos acometidos por qualquer tipo de doença crônica”, destacou Cristina. 

Egressa do PPGEH, Cristina já está na terceira edição como organizadora do livro. “Todo o processo de construção do livro, de construção do conhecimento, vem ao encontro da proposta do Mestrado que é o pensar científico em cima de temas relacionados à saúde”, comentou. Para a também organizadora da obra e egressa do Programa, Luana Ferrão, o livro ainda funciona como um incentivo para dar início à caminhada científica. “Eu iniciei na pesquisa ainda na graduação e durante o mestrado fui convidada a organizar o livro. Já estou na quinta edição dessa obra, que envolve vários profissionais da área da saúde em prol do paciente com doença crônica. São cuidados de todos os profissionais em um único livro”, completou.