Aspectos Biológicos e Psicossociais do Envelhecimento Humano

CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS, PSICOLÓGICAS E FUNCIONAIS DE INDIVÍDUOS EM DIFERENTES CONTEXTOS
Descrição: Esse estudo propõe caracterizar as condições sociodemográficas, psicológicas e funcionais de indivíduos. Serão participantes indivíduos de diferentes contextos (usuários dos serviços de saúde; centros comunitários de saúde mental; centro regional de estudos e atividades para a terceira idade, hospitais, clínicas especializadas, e instituições empresariais) de Passo Fundo. Para tanto, utilizar-se-á um questionário sociodemográfico estruturado e testes psicométricos e projetivos. A aplicação dos instrumentos será realizada pelos professores pesquisadores e alunos envolvidos no projeto, nas dependências das instituições. Os dados serão submetidos à estatística descritiva e inferencial por meio do SPSS. A partir dos resultados será possível ter um diagnóstico dessa população, o que será útil para subsidiar o desenvolvimento de ações mais efetivas direcionais as demandas emergentes.

EFEITO DAS SIRTUÍNAS NA AGREGAÇÃO E TOXICIDADE DA ALFA-SINUCLEÍNA ASSOCIADA À DOENÇA DE PARKINSON
Descrição: Com o aumento da expectativa de vida, observa-se a prevalência de declínios cognitivos e demências, em particular a doença de Alzheimer e Parkinson. A ciência vem mostrando que as proteínas sirtuínas apresentam um papel complexo na progressão e tratamento de múltiplas doenças envolvendo desordens neurodegenerativas. A doença de Parkinson (DP) está associada a uma disfunção do movimento e caracteriza-se por uma perda seletiva de neurônios dopaminérgicos na substância nigra e pela presença de corpos de Lewy agregados maioritariamente compostos pelas proteínas alfa-Sinucleína (a-syn) e ubiquitina. A agregação, deposição e disfunção da a-syn são eventos comuns em desordens nas sinucleinopatias. Neste contexto, objetiva-se verificar o efeito das sirtuínas na agregação e toxicidade da a-syn no modelo Saccharomyces cerevisiae deletadas aos genes sir 1, 2, 3 e 4. Para tal, as células serão manipuladas geneticamente com a introdução de plasmídios, conduzidas ao meio de cultivo padrão e plaqueadas para posteriores avaliações de viabilidade celular, da formação de agregados proteicos e toxicidade via microscopia de espectrofluorimetria. Estas análises permitirão verificar o efeito das sirtuinas na formação de inclusões e na toxicidade da a-syn. Por fim, a compreensão desses processos poderá corroborar com o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas modificadoras para a doença de Parkinson. Palavras chave: Alfa-Sinucleína; Doença de Parkinson; Envelhecimento; Levedura; Sirtuinas.

ERVA-MATE COMO COMPONENTE FUNCIONAL NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS E PRODUTOS ALIMENTARES
Descrição: O aumento da expectativa de vida e a tendência de um crescimento geral da população remetem a um forte impacto para a produção global de alimentos. Com esta tendência a indústria de alimentos precisa renovar-se não apenas no campo da ciência e da tecnologia, mas de forma enfática em fatores culturais com a quebra de alguns paradigmas, buscando o cuidado à saúde de seus diferentes segmentos. A indústria de alimentos do Século XXI precisa inovar-se na perspectiva do desenvolvimento de alimentos que proporcionem mais saúde para o homem. Temos uma indústria do muito sal, do muito açúcar, de muita gordura, de muitos aditivos químicos e essas práticas estão contribuindo para o aumento das estatísticas de doenças crônicas não transmissíveis. Os nutrientes especiais e os alimentos funcionais têm influência na nossa saúde, agindo sobre sistemas moleculares ou processos celulares que são vitais para manter a homeostase do organismo. Esses achados levantam a possibilidade de que, por exemplo, o desenvolvimento de alimentos funcionais ou o uso de suplementos e manipulações dietéticas apresentam-se como uma estratégia para importantes inovações na indústria de alimentos e por consequência mais saúde para o consumidor. O Ilex paraguariensis St. Hil., comumente conhecido como erva-mate ou mate é uma planta nativa da região subtropical da América do Sul. Essa planta é rica em diferentes biocompostos, tais como fenóis, metilxantinas, triterpeno saponinas, flavonóides, minerais e outros. O seu extrato vem sendo utilizado na medicina popular devido seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidante. Nesse contexto, pretendemos a obtenção do extrato da folha de erva-mate, com posterior estudo de técnicas de encapsulação e incorporação do extrato encapsulado nos ingredientes necessários para a produção do pão de queijo. Para a elaboração contaremos com a participação da Industria: Belém Industria e Comércio de Produtos Alimentícios LTDA  EPP,  com o nome fantasia de BELEMIX, a qual será a nossa parceira. 

ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TRATAMENTO HEMODIALÍTICO
Descrição: O estudo será do tipo transversal, realizado com os pacientes em hemodiálise de dois hospitais de referência da cidade de Passo Fundo, RS, com o objetivo de avaliar o perfil nutricional de pacientes com doença renal crônica em tratamento hemodialítico.

EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE MÉTODOS PROJETIVOS NO ENVELHECIMENTO HUMANO
Descrição: Atendendo a necessidade de se desenvolver estudos atuais relativos as propriedades dos instrumentos de avaliação psicológica em diversos contextos (público e privado), esse projeto pretende evidenciar a validade de métodos projetivos, especialmente em idosos. Participarão indivíduos idosos procedentes de diversos contextos. Após a codificação dos protocolos, o levantamento dos resultados dar-se-á por meio de procedimentos estatísticos no SPSS, utilizando-se a análise descritiva e o t de student para a comparação do desempenho entre os grupos. Os resultados serão confrontados entre si e com as expectativas normativas paulistanas.

O MÉTODO DE RORSCHACH NO CONTEXTO DA CRIMINALIDADE E DA VIOLÊNCIA
Descrição: Considerando a escassez de estudos com indivíduos criminosos e violentos, tem-se como objetivo investigar as características sociodemográficas e de personalidade dessa população e contribuir com estudos de validade de instrumentos para esse contexto. Serão participantes indivíduos criminosos, que cometeram violência interpessoal e auto-inflingida, independentemente da idade, do gênero, do nível de escolaridade, e dos fatores socioeconomicos. A amostra será recrutada em instituições carcerárias; de prevenção e combate a violência; no CASE; ou será proveniente de encaminhamentos realizados pelo setor judiciário. Como instrumentos, utilizar-se-á o Método de Rorschach, o prontuário, e uma ficha sociodemográfica. Os dados serão coletados pela equipe executora do trabalho, nas dependências das instituições. As variáveis do Rorschach serão agrupadas quanto a autopercepção; percepção interpessoal e percepção da realidade. O levantamento dos dados seguirá os critérios de codificação e de interpretação do Sistema Compreensivo e os resultados serão submetidos ao programa RIAP e ao SPSS para análise estatística descritiva e inferencial. O estudo poderá ser útil aos profissionais que atuam nessa área, e no desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas contra a criminalidade e a violência.

PADRÕES DE ENVELHECIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL EM IDOSOS QUE VIVEM EM DIFERENTES CONTEXTOS
Descrição: Com o objetivo de realizar diagnóstico sobre o processo de envelhecimento no município de Passo Fundo, será realizado um estudo de corte transversal no período de abril de 2014 a abril de 2016, envolvendo idosos recrutados na comunidade, em áreas de abrangência da ESF e em instituições de longa permanência (ILPI).


PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES DE USABILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES PARA TREINO COGNITIVO
Descrição: Estudos demonstram que ao longo do processo de envelhecimento normal há um declínio significativo nas funções cognitivas, especialmente na memória e na atenção. A memória é uma das faculdades mentais que as pessoas mais frequentemente se queixam ao longo da vida e seu declínio tem sido comprovado por meio de instrumentos diversos. No entanto, muitos estudos mostram que existe a possibilidade de compensar os declínios cognitivos decorrentes do avanço da idade. O treino de cognitivo vem se constituindo em importante instrumento avaliativo e intervencionista para a melhora das condições em diferentes faixas etárias. Aliado ao treino, a utilização de tecnologias propiciam o uso de ferramentas computacionais como meio de acesso e estímulo a essas intervenções. As mesmas características que fazem o uso de tecnologias se tornarem efetivas nas capacidades de percepção, podem também ser adequadas para produzir efeitos adaptativos sob a memória e a atenção. No entanto, para atingir resultados satisfatórios é preciso garantir, primeiramente, que a aplicação seja de fácil uso, com boa usabilidade. Assim sendo, o estudo de caráter interdisciplinar tem como objetivo propor diretrizes de usabilidade para o desenvolvimento de aplicações de dispositivos móveis e interfaces gestuais para treino cognitivo. Tais aplicações serão desenvolvidas e avaliadas seguindo diretrizes de usabilidade. A avaliação ocorrerá com testes com usuários e inspeção das interfaces. Espera-se contribuir com a inovação tecnológica por meio da criação de aplicações para treino cognitivo em diferentes plataformas. O Brasil está começando a explorar o mercado de desenvolvimento de apps mobile e, consequentemente, este projeto pode auxiliar na abertura de oportunidades para que empreendedores pensem em iniciativas na área de estímulo cognitivo para uma velhice bem-sucedida. Tais iniciativas poderiam ser úteis para a transformação de protótipos em produtos.