Home

O Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) está localizado na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (FEFF/UPF - Prédio A12 - Campus I). É constituído por um corpo docente que contempla as prerrogativas para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, com formação nas áreas de ciências exatas, humanas, saúde e sociais aplicadas.

O envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos, serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. 
O objetivo do Programa é formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

A área de concentração do programa, Envelhecimento Humano, Saúde e Sociedade, busca justificar os processos de envelhecer, viver e ser saudável, desenvolvido em um enfoque biopsicossocial e numa dimensão educativa do cuidado às pessoas, famílias e grupos.

O PPGEH foi aprovado com conceito “3” pelo Conselho Técnico-Científico da CAPES, que autorizou seu funcionamento em 18 de junho de 2009.

Modalidade: Mestrado
Criação: O programa iniciou as atividades em 2009
Conceito Capes: 3
Área de Concentração: Saúde e Sociedade

Linhas de pesquisa:
1 – Aspectos Culturais e Educacionais do Envelhecimento Humano
2 – Aspectos Biológicos e Psicossociais do Envelhecimento Humano