Geral

Quando a tecnologia e a qualidade de vida andam lado a lado

22/05/2018

11:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto do Gepid/UPF, vencedor do Startup Day UPF Parque, tem o intuito de incentivar a prática de exercícios físicos em crianças com a ajuda de um aplicativo de celular

O Startup Day UPF Parque foi realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF) no mês de abril, reunindo mais de 300 pessoas, entre organização e integrantes de 13 equipes concorrentes, as quais se envolveram em diversas atividades de inovação e empreendedorismo durante 24 horas. A maratona sagrou campeã do evento a equipe do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cultura Digital (Gepid), da UPF, após esta apresentar um projeto que alia qualidade de vida e tecnologia.

A proposta tem por objetivo incentivar a prática de exercícios físicos, sem deixar de lado os games inseridos no cotidiano das crianças. Para isso, um grupo de acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Pedagogia, além de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), integrantes do Gepid, desenvolvem um aplicativo de celular para jovens em idade escolar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).

Esse aplicativo estará ligado às redes sociais por meio de uma pulseira, a qual permitirá unir os usuários através de um avatar personalizado conforme as atividades físicas propostas forem sendo cumpridas. Segundo o coordenador do Gepid, professor Adriano Canabarro Teixeira, para a sua funcionalidade, a pulseira deve contar com alguns sensores capazes de captar o deslocamento do usuário, enviando as informações para um banco de dados, onde serão analisadas e quantificadas, de forma a dar um feedback aos usuários através da gamificação.

O aplicativo ainda está em fase de prototipação. Em seguida, serão definidos o design e o nome, para, então, ser iniciada a etapa de testes, resultando no produto final, pronto para a comercialização. “O projeto visa uma vida saudável, com o incentivo à prática de exercícios físicos diários e a interação social entre os usuários”, comenta Teixeira.

Galeria de Vídeos