Inscrições e seleção

O processo seletivo dos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGEdu/UPF acontecem por meio de edital de seleção próprio, com período de inscrições entre abril a junho de cada ano.

Para o curso de Mestrado, normalmente, o processo consta de duas etapas, sendo que uma delas é de caráter eliminatório

A primeira etapa compreende uma prova escrita, na qual o candidato versará sobre temas relativos à área da pesquisa educacional, prevendo a produção de um texto dissertativo e tendo como referência uma obra designada pelo PPGEdu em edital.

A prova escrita será avaliada considerando as seguintes habilidades:
a) capacidade de produção, análise e interpretação de textos;
b) estruturação de texto com coerência e consistência argumentativa;
c) estabelecimento de relação entre tese e argumentos;
d) articulação com os debates contemporâneos sobre educação;
e) interlocução com a bibliografia indicada em edital e com a bibliografia da área de educação;
f) precisão e correção da linguagem.

A segunda etapa do processo seletivo será realizada mediante a análise do curriculum vitae (modelo Lattes), a qual será feita com base na Ficha de Pontuação da Atividade e Produção Acadêmica, apresentada nos Editais deste site, e também pela entrevista a ser realizada pela Comissão de Seleção, a ocorrer conforme agendamento divulgado também divulgado neste site e no mural do PPGEdu/UPF. 

Para o curso de Doutorado, normalmente, o processo constará de três avaliações. 

A primeira avaliação consistirá de prova escrita, na qual o candidato versará sobre temas educacionais e será avaliada mediante os seguintes critérios:
a) capacidade de produção, análise e interpretação de textos;
b) estruturação de texto com coerência e consistência argumentativa;
c) estabelecimento de relação entre tese e argumentos;
d) articulação com os debates contemporâneos sobre educação;
e) precisão e correção da linguagem.

A segunda avaliação consistirá na análise do memorial acadêmico, do curriculum vitae (modelo Lattes), e do anteprojeto de pesquisa.

Serão observados os seguintes critérios:
a) análise do mérito acadêmico do curriculum vitae;
b) análise do mérito acadêmico do memorial, considerando a consistência do documento, principalmente no que se refere às razões que justificam a procura pelo Doutorado em Educação e à coerência entre esses argumentos e do anteprojeto de pesquisa apresentado;
c) análise do anteprojeto de pesquisa, considerando a relevância do objeto e do problema de pesquisa, a pertinência à linha de pesquisa à qual se vinculou por ocasião da inscrição, a adequação teórico-metodológica às temáticas e às abordagens da linha de pesquisa e a possibilidade de orientação do trabalho proposto.

A terceira avaliação consistirá de uma entrevista com a Comissão de Seleção e ocorrerá nos dias 13 a 15 de junho de 2016, conforme agendamento divulgado no site do PPGEdu.

Os candidatos serão arguidos sobre seu perfil acadêmico e sua inserção no campo da Educação, em especial sobre sua trajetória profissional, sobre o anteprojeto de pesquisa, sua adequação às temáticas e abordagens da linha de pesquisa, e quanto ao domínio dos elementos caracterizadores da pesquisa educacional.

Mais informações relativas a inscrições, procedimentos e critérios de seleção e cronograma podem ser encontradas nos editais de cada processo seletivo neste site.