Corpo docente

Adriana Dickel
dickel@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1990), mestrado (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo. Atua no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação, integrando a Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores e processo ensino-aprendizagem. Atua como professora e pesquisadora nos seguintes temas: pesquisa e ensino, ensino-aprendizagem, alfabetização, formação continuada de professores e ensino fundamental.

Adriano Canabarro Teixeira
teixeira@upf.br
Currículo Lattes

Concluiu o doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. Atualmente é Professor da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador do grupo de pesquisa em Informática na Educação, na linha de pesquisa em Inclusão Digital. Atua como professor no Programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, na linha de pesquisa processos educativos e linguagem. É o responsável pelo projeto de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. Compõe o banco de avaliadores do Sinaes (BASis), como avaliador de curso de graduação.

Altair Alberto Fávero
favero@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das Ciências sociais(1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Epistemologia e políticas para o ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, ensino de filosofia, educação, pragmatismo, formação docente e ética.

Angelo Vitório Cenci
angelo@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Filosofia Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo (1989), especialização em Epistemologia das ciências sociais (1993), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997, doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006)e pós-doutorado também pela UNICAMP/SP (2011). Recebeu, pela sua tese, o Prêmio Capes de Teses na área de Filosofia, edição 2007. É professor da Universidade de Passo Fundo. Tem experiência nas áreas de Filosofia e educação, com ênfase em ética e filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes campos: ética, teorias morais, educação moral, antropologia filosófica, éticas aplicadas e teoria crítica.

Cleci Teresinha Werner da Rosa
cwerner@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Matemática com habilitação em Física (Universidade de Passo Fundo - 1989); Especialização em Educação Matemática (UPF - 1991); Especialização em Ensino de Física (UPF - 1992); Mestrado em Educação (UPF - 2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011). Atualmente é coordenadora de Área no PIBID/Capes/Física e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UPF. Pesquisadora na área de Ensino de Física/Educação Científica e Tecnológica, investigando temas associados ao Laboratório didático de Física/Ciências nos diferentes níveis de ensino (atividades experimentais em Física); uso da metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física (aprender a aprender); ensino de Ciências (Física) nos anos iniciais do ensino fundamental; Robótica educacional Livre. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais; integra o corpo editorial da Editora UPF; e, é representante do Iceg no Conselho Universitário - Consun, integrando a Câmara de Graduação.

Claudio Almir Dalbosco
cadalbosco@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Kassel (2001). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo e pesquisador do CNPq. Tem experiência na área de Filosofia, em História da Filosofia e Teoria do Conhecimento, na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; teorias da ação e educação, com ênfase em G. H. Mead e Jürgen Habermas. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação comunicativa, ação pedagógica, liberdade moral e maioridade.

Edison Alencar Casagranda
eacasa@upf.br
Currículo Lattes

É graduado em Filosofia (LP) pela Universidade de Passo Fundo (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é professor titular III da Universidade de Passo Fundo - RS. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política e Filosofia da Educação. Atuando principalmente com os temas: política, poder, democracia, formação humana e ensino

Eldon Henrique Mühl
eldon@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1976), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É professor da Universidade de Passo Fundo desde 1978 e além de atividades de docência e pesquisa, exerceu a função de diretor da Faculdade de Educação entre os períodos de 1986-1990 e 2001-2006. Tem atuado em persos conselhos da Universidade e de orgãos públicos. Sua experiência na área de Educação apresenta ênfase em Fundamentos da Educação, destacando os temas fundamentos sócio-filosóficos da educação, filosofia da educação, teorias da educação, teoria crítica e educação, teorias da ação e educação, formação de professores.

Flávia Eloisa Caimi
caimi@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1986), especialização em Supervisão Escolar (1990) e em História Regional (1997) pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora titular da Universidade de Passo Fundo com experiência nas áreas de História e Educação, atuando especialmente nos seguintes temas: ensino de história, aprendizagem, formação de professores, saberes escolares. Desenvolve os projetos de pesquisa: "Historiografia, ensino e aprendizagem histórica" e "Interações, in(ter)venções e condições de aprendizagem em um projeto de escolarização em tempo integral na periferia urbana de Passo Fundo/RS". É líder do Grupo Estudos e Pesquisa em Educação-Gespe.

Júlio Cesar Godoy Bertolin
julio@upf.br
Currículo Lattes

Possui doutorado em Educação pela UFRGS (2007), mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS (1999) e é graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1992). Realizou estágio de doutoramento em Qualidade em Educação Superior na Universidade de Aveiro - Portugal. Atualmente é Professor da Universidade de Passo Fundo, Diretor do Pólo de Exportação de Software do Planalto Médio e Avaliador do Ministério da Educação no INEP. Também já atuou como avaliador de projetos de pesquisa para a CAPES. Fez parte da Comissão Especial de Avaliação que elaborou a proposta original do SINAES, atuou como consultor da UNESCO, do MEC e do Ministério da Saúde na elaboração de instrumentos e sistemas de avaliação e coordenou equipes de multiplicadores para capacitação de avaliadores do BASis/SINAES. Tem experiência em Avaliação de Sistema de Educação Superior no Brasil e no exterior, atuando principalmente nos temas de avaliação de sistemas e de instituições e no ensino de graduação de Lógica de Programação e Gerência de Projetos de TI.

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
rosimaresquinsani@upf.br
Currículo Lattes

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1993), mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo e professora da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, história da educação, ensino/aprendizagem e pensamento pedagógico.

Telmo Marcon
telmomarcon@upf.br
Currículo Lattes

Graduado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1981), mestrado em História pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Pós-doutorado em educação intercultural pela Universidade Federal de Santa Catarina sob a orientação do doutor Reinaldo Fleuri. Atualmente é professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, nível de mestrado. Atua também no curso de pedagogia na área de Estudos Sócio Culturais I e II e em pesquisa em Educação. É editor da revista Espaço Pedagógico. Atualmente desenvolve pesquisas no campo da cultura e das políticas educacionais com dois projetos em andamento: políticas educacionais e persidade cultural e políticas educacionais e movimentos sociais populares. Coordena o grupo de Pesquisa Movimentos Sociais Populares, Estado e Políticas Públicas, recentemente cadastrado, que conta com a participação de pesquisadores de várias áreas do conhecimento.