Ingresso

O PPGECM está com edital aberto para o ingresso em 2018/1.

Período de inscrições: de 25 de setembro até 11 de novembro de 2017.
Aulas: o início das aulas está previsto para o mês de março de 2018.

O processo seletivo para ingresso de discentes no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), da Universidade de Passo Fundo, em conformidade com o disposto nos artigos 110 e 170 da Resolução CONSUN nº 07/2010 e nos artigos 7°, 9° do Regimento Interno do Programa, ocorre anualmente seguindo edital específico em que são estabelecidos prazos, normas, critérios e procedimentos pertinentes.

O Programa admite duas categorias de alunos: “regulares” e “especiais”. Os alunos regulares são aqueles aprovados em processo seletivo e devidamente matriculados. Os alunos especiais são egressos de curso superior cuja matrícula, em uma ou mais disciplinas de caráter eletivo, seja aceita pelo Conselho de Pós-Graduação.

O público alvo do curso Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática são portadores de diploma de curso de graduação devidamente registrado, obtido em cursos reconhecidos pelo MEC. As inscrições para o processo seletivo discente ocorrem anualmente no período de setembro a novembro, seguindo os procedimentos estabelecidos no edital específico para o processo seletivo. A homologação das inscrições é efetuada pela Comissão de Seleção Discente do PPGECM e divulgada no site do PPGECM. A seleção dos candidatos é coordenada pela Comissão de Seleção Discente e está a cargo dos docentes permanentes do PPGECM.

As vagas anuais de ingresso de discentes são definidas pelo edital de seleção discente, publicado anualmente, cujo padrão é ofertar 12 vagas, sendo que as vagas podem sofrer variações conforme a disponibilidade de orientadores do corpo docente permanente do PPGECM. O Programa reserva o direito de não preencher a totalidade de vagas disponibilizadas nos editais, bem como de ampliação das mesmas. Os candidatos selecionados que não efetuarem a matrícula dentro do período estabelecido perderão automaticamente o direito às vagas, sendo selecionados os candidatos suplentes, respeitando a classificação por orientador. A lista com os candidatos suplentes é disponibilizada em ordem alfabética junto com a lista dos candidatos selecionados em primeira chamada no site do PPGECM.