Disciplinas e ementas

As disciplinas são organizadas em dois núcleos: obrigatórias e eletivas. 

No núcleo comum obrigatório, encontram-se as disciplinas relacionadas às bases epistemológicas e pedagógicas, a interdisciplinaridade e ao uso de tecnologias no contexto educacional.

Já no núcleo específico eletivo estão as disciplinas que vão direcionar a formação específica dos mestrandos, de acordo com suas áreas de atuação e/ou interesse, promovendo a flexibilização curricular. Dessa forma, o aluno deverá optar por quais disciplinas estão mais próximas de sua área de atuação e em quais pretende aprofundar seus conhecimentos, respeitando a necessidade de realizar, no mínimo, 30% em disciplinas de conhecimento específico. Além disso, são ofertadas disciplinas que possibilitam o aprofundamento referente à inserção de tecnologias no contexto educacional.

Atividades

As atividades a serem desenvolvidas são dividas em: prática profissional, atividades programadas e dissertação.

A prática profissional refere-se ao desenvolvimento e à implementação de uma proposta didática em uma turma de educação básica ou de formação de professores para educação básica, nas áreas do programa.

As atividades programadas referem-se à produção de artigos, trabalhos técnicos e/ou à participação em eventos durante o período do curso.  

A dissertação é um trabalho final de pesquisa profissional de natureza aplicada e em consonância com a prática profissional vinculada ao contexto educacional e referente a sua problemática. Compreende o desenvolvimento de processos ou produtos de natureza educacional em Ciências, Física, Química ou Matemática, visando à melhoria do ensino dessas disciplinas, de tal modo que haja a possibilidade de ser utilizada por outros profissionais da área. Além de ter caráter de aplicação de conhecimentos já produzidos pelas pesquisas na área, a dissertação deverá gerar um produto educativo e disseminável. Ao final do curso o mestrando deverá demonstrar, publicamente, o domínio acerca do objeto de estudo e a capacidade de expressar-se sobre ele, realizando a defesa pública de sua dissertação.