Ensino

Faculdade de Direito inscreve para mestrado e especializações

14/12/2017

15:29

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) está com inscrições abertas para cursos de especialização nas áreas de Ciências Criminais e Advocacia, Direito Previdenciário e Prática Previdenciária, Direito do Trabalho Contemporâneo e Processo do Trabalho e Direito Processual Civil na Prática. A Unidade também inscreve para o mestrado em Direito. As informações e inscrições podem ser feitas no site www.upf.br/fd/ensino.

Especialização em Ciências Criminais e Advocacia - 2ª edição
O curso de especialização em Ciências Criminais e Advocacia realiza a interface de suas disciplinas com a prática da advocacia criminal, por meio da interdisciplinaridade que os temas suscitam teórica e empiricamente. O curso proporciona aos alunos o aprendizado funcional e a qualificação quanto a técnicas e necessidades relativas à prática da advocacia criminal, englobando, com isso, caracteres legais e doutrinários (teoria) que não podem ser desvinculados dos demais elementos oriundos da prática forense.

Especialização em Direito do Trabalho Contemporâneo e Processo do Trabalho - 7ª edição
O curso de especialização em Direito do Trabalho Contemporâneo e Processo do Trabalho tem por finalidade o aprofundamento teórico, técnico, prático e didático para a atuação na área trabalhista, com um viés prático sobre o mundo do trabalho e suas mudanças legislativas. Tem por objetivos introduzir os operadores do Direito na Teoria Contemporânea do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; interpretar a lei a partir dos direitos fundamentais conforme estabelece a Constituição; permitir uma melhor compreensão e atuação dos juristas perante os conflitos socioeconômicos; analisar as mudanças legislativas na área trabalhista e aprofundar o estudo sobre o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho.

Especialização em Direito Previdenciário e Prática Previdenciária
Numa época de discussão acerca de propostas de reforma da previdência fortemente focada no aspecto da sustentabilidade, faz-se necessário refletir acerca das possíveis mudanças, tanto no sentido de garantir a concretização dos benefícios futuros quanto no valor dos direitos previdenciários, levando em conta a necessidade de viabilização financeira da previdência brasileira, sem que isso implique redução ou supressão de direitos sociais. Atendendo a essa necessidade, o curso de Especialização em Direito Previdenciário e Prática Previdenciária é ofertado focado nos aspectos cotidianos, qualificando os operadores do direito previdenciário no sentido de capacitá-los para conhecer, discutir e solucionar questões que dizem respeito ao direito material e processual de concessão, manutenção e benefícios, mas também no que diz respeito à arrecadação das contribuições previstas em lei.

Especialização em Direito Processual Civil na Prática - 2ª edição
A especialização em Direito Processual Civil na Prática foi pensada tendo em vista uma realidade em constante mudança do profissional do contencioso e do profissional que atua com a resolução de conflitos de uma forma geral. Assim, de um lado, o curso alia uma sólida forma teórica e prática com conteúdos interdisciplinares e outras habilidades que serão fundamentais no processo de aprendizagem do aluno, preparando-o para lidar com problemas complexos e para oferecer soluções criativas e estratégicas para a solução desses problemas. 

O objetivo geral do curso é capacitar profissionais da área de Direito para o exercício de atividades jurídicas, propiciando aos participantes condições para vencer os desafios próprios de um mercado em constante transformação e crescimento, através do ensino dos mais avançados conceitos e práticas do direito processual civil. Para tanto, tem por escopo aprofundar os conhecimentos sobre o direito processual civil, oportunizando estudos, análises e vivências práticas, simuladas ou não, complementadas pela troca de experiências, o que torna o curso bastante diferenciado daquilo que tradicionalmente é oferecido pelo mercado.

Inscrições
Para todas as especializações, as inscrições ocorrem até 18 de março e o período de seleção será do dia 19 ao dia 22. No dia 23 de março, serão divulgados os nomes dos selecionados. As aulas iniciam no dia 13 de abril. 

Mestrado em Direito
O Programa de Pós-Graduação em Direito estabelece as condições para o desenvolvimento de um conjunto de pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista.  

O Mestrado trabalha com duas linhas de pesquisa: Jurisdição Constitucional e Democracia e Relações Sociais e Dimensões do Poder.

As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro pelo site www.upf.br/ppgdireito. O início das aulas está previsto para o mês de março.