Ensino

Docente do PPGDireito da Universidade de Passo Fundo ministra aulas de Criminologia Cultural na Universidad San Carlos de Guatemala

10/06/2017

14:54

Por: Assessoria de Imprensa

Dos dias 05 a 09 de Junho passado o Prof. Dr. Gabriel Divan docente do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Direito da Faculdade de Direito esteve ministrando aulas de Criminologia Cultural à convite da Coordenação do Curso de Maestría en Criminología Aplicada da Universidad San Carlos de Guatemala, sediada na Capital (Ciudad de Guatemala).

O programa, que conta também com um Doctorado en Ciências Penales, recebe professores(as) de vários países da América Latina, Central e também do México, promovendo intercâmbio acadêmico e cultural entre pesquisadores latinos.

A Universidad San Carlos é a maior universidade da Guatemala, e foi fundada ainda durante o período colonial espanhol. em 1676, sendo a quarta mais antiga das Américas.

A Maestría en Criminología Aplicada se propõe à discussão das atualidades criminológicas, com diversos módulos temáticos, para um público interdisciplinar que conta com, além de advogados(as) e magistrados(as) inscritos, também com profissionais docentes de diversas áreas que incluem a psicologia, o serviço social e o jornalismo.

O professor, além de aportes teóricos atuais, pode discutir a relação de vários elementos culturais e políticos - e a realidade criminal - em comparativos entre os dois países, além de tomar contato com os ganhos e entraves do sistema guatemalteco, que possui uma interessante questão de convívio com a cultura própria dos povos de origem maia e com aspectos de um pluralismo jurídico, linguístico e de costumes muito rico.