Ensino

X Simpósio de Alimentos está com inscrições abertas

09/03/2018

15:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Evento reunirá profissionais de toda a região, marcando também os 20 anos do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA), e dos cursos de Engenharia de Alimentos e Técnico de Alimentos, está com inscrições abertas até o dia 4 de maio para o X Simpósio de Alimentos (Sial). O evento, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de maio, promoverá o debate científico sobre temas que envolvem ciência, tecnologia e a engenharia dos alimentos.

O Sial tem como tema, neste ano, a sustentabilidade das indústrias de alimentos. Em uma abordagem dinâmica e contemporânea, serão debatidas questões relacionadas ao uso múltiplo das matérias primas, à valoração de resíduos e de subprodutos, à geração de novas oportunidades e ao reuso de águas.

De acordo com o coordenador, professor Dr. Vandré Barbosa Brião, o evento contará com a participação de pesquisadores renomados, oportunizando o aprimoramento profissional. “O Simpósio ocorre a cada dois anos, contudo, ano passado, nós pulamos, para que o evento ocorresse em 2018, marcando também as comemorações dos 20 anos do curso de Engenharia de Alimentos e os cinco anos do Mestrado em Engenharia de Alimentos. Esse é um evento regional onde são apresentados trabalhos de vários estados do país, sendo que o objetivo é o debate científico e técnico sobre a necessidade de produção de alimentos, segurança alimentar, avanços científicos, saúde do consumidor, entre outros temas”, disse.

Conforme o professor Brião, o valor das inscrições é de RS 50,00 e podem ser feitas até o dia 4 de maio, por meio do link https://secure.upf.br/eventos/eventos/270

Público-alvo
O evento é destinado a professores, pesquisadores, estudantes e profissionais da área de alimentos e áreas afins, envolvendo engenheiros de alimentos, engenheiros químicos, químicos, biólogos, nutricionistas, engenheiros agrônomos, veterinários, engenheiros ambientais e técnicos em alimentos. “A X edição do Sial promoverá discussões sobre a sustentabilidade da indústria de alimentos, apresentando conceitos de refinarias para um aproveitamento máximo da matéria-prima, de insumos e de resíduos. O reaproveitamento de subprodutos, resíduos, água é uma necessidade para manter o setor competitivo, mas respeitando o consumidor e garantindo a segurança alimentar”, destacou o professor. 

Histórico
O primeiro Simpósio de Alimentos para a Região Sul ocorreu em 1999 e partiu da necessidade de atualização dos profissionais, acadêmicos dos cursos de Engenharia de Alimentos, bem como dos técnicos industriais da região. Posteriormente, o evento passou a ser realizado a cada dois anos, sempre reunindo profissionais da região promovendo a discussão sobre a produção de alimentos e novas tecnologias implantadas no setor. 

Mais informações e a programação completa do evento podem ser acessadas no site http://sial.upf.br/index.php/trabalhos-cientificos-3.