Ensino

Alunos do Mestrado em Computação Aplicada realizam visita no Tecnopuc

16/09/2016

18:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os alunos do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) realizaram, no dia 15 de setembro, uma visita técnica ao Parque Tecnológico da PUC/RS (Tecnopuc). Na oportunidade, eles visitaram a empresa Dell e o Smart City Innovation Center. A viagem também contou com a participação do presidente do Polosul.org, Luiz Fernando Amaral e Silva, e das representantes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Passo Fundo (CTEC), Eliana Zorzi e Rosane Knob.

A visita foi organizada e coordenada pelo professor do PPGCA, Dr. Roberto Rabello, e fez parte das atividades da disciplina de Tópicos Especiais em Computação Aplicada III - Smart Cities, que está sendo oferecida pelo programa neste semestre.

De acordo com o professor, o Smart City Innovation Center PUCRS Huawei é um ambiente de pesquisa e desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades inteligentes e à Internet das Coisas (IoT). Localizado no Tecnopuc, em Porto Alegre, o centro se dedica a testes e provas de conceitos que agreguem valor a entidades interessadas em criar soluções para as áreas de gestão pública, saúde e educação, assim como ao desenvolvimento de um sistema operacional para as cidades inteligentes e suas aplicações. A apresentação do Centro foi realizada pelo professor Dr. Fabiano Hessel, que destacou a importância da visita e a possibilidade de parceria com a UPF, via PPGCA, e com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo para atender a demandas específicas da cidade e da região.

Num segundo momento, foi realizada a visita à empresa Dell, que, no último dia 7 de setembro, comprou a EMC Corporation pelo valor US$ 67 bilhões, gerando a maior fusão ocorrida no setor de tecnologia. Segundo Rabello, os visitantes foram apresentados à infraestrutura e aos processos da empresa, a qual está dentre as maiores companhias de Tecnologia de Informação do Mundo, e, também, puderam conhecer um pouco da rotina de um empreendimento de grande porte.