Projetos linha 2

Projeto 1: Avaliação e controle de qualidade de alimentos

Emprego de ferramentas na melhoria contínua de produtos e processos em alimentos. Avaliação e controle de qualidade física, química, microbiológica e sensorial de matérias-primas e produtos alimentícios utilizando metodologias convencionais e inovadoras de análise de alimentos, realizando a detecção e a quantificação de diferentes compostos indesejáveis presentes nos alimentos, reduzindo e ou eliminando o risco potencial para a saúde pública. As disciplinas do PPGCTA que darão suporte ao estudante são Química de Alimentos, Microbiologia Avançada de Alimentos, Análise Instrumental, Tópicos Especiais, com o estudo de transformações dos constituintes, propriedades e reações, métodos de controle de qualidade, testes de avaliação microbiológica, aplicação de técnicas analíticas químicas, físicas, reológicas e sensoriais de análise e de validação.

Projeto 2: Caracterização de matérias-primas e produtos alimentícios

Geração de conhecimentos avançados sobre as propriedades funcionais, características físico-químicas e sensoriais de matérias-primas e produtos alimentícios. Caracterização de novos ingredientes, com propriedades funcionais, antioxidantes, aditivos naturais em substituição aos sintéticos, entre outros. Uso de métodos analíticos avançados para a análise das matérias primas e de produtos, bem como avaliação sensorial do alimento. As disciplinas que darão suporte a este projeto são: Química de Alimentos, Processos Bioquímicos, Processamento e Conservação de Alimentos, Microbiologia Avançada de Alimentos, Análise Instrumental e Análise Sensorial. 

Projeto 3: Avaliação de propriedades funcionais e nutracêuticas de bioprodutos e compostos

Utilização de bioprodutos de microalgas, de outros compostos e da restrição calórica em atividades funcionais como: antioxidantes, anti-inflamatórios, anticolesterolêmicos, entre outros. As disciplinas que darão suporte a este projeto são: Processo Bioquímicos, Tópicos especiais (estudo de alimentos para fins especiais), Bioprocessos em Alimentos, Química de Alimentos, Microbiologia Avançada de Alimentos.