Corpo docente

Dr. Christian Oliveira Reinehr
Currículo Lattes
reinehr@upf.br | (54) 3316-8490, ramal 8747

Formação: Graduação em Engenharia de Alimentos (FURG, 2001), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos (FURG, 2003), Doutorado em Engenharia de Alimentos (URI, 2015).

Principais experiências: Desenvolve pesquisas envolvendo microrganismos, com ênfase em cultivo para produção de biocompostos e em predição de crescimento microbiano em alimentos. Atua também na área de Controle Gerencial de Qualidade, em especial na implantação de APPCC e BPF em indústrias de alimentos. No PPGCTA atua na linha de pesquisa de “Processos biotecnológicos e não convencionais na produção de alimentos e ingredientes”.

Orientações em andamento no PPGCTA:

  • Marilda Ferreira dos Santos Zanfir. Prospecção de bactérias produtoras de amilases para sacarificação de microalgas. Início em 2016.
  • Cristine Maso Jeusti Bof. Aplicação de ozônio durante desidratação de queijo ralado para redução da adição de conservante químico e melhoria de vida de prateleira. Início em 2017.

Dr. Jeferson Steffanello Piccin
Currículo Lattes
jefersonpiccin@upf.br | (54) 3316-8490

Formação: Engenheiro de Alimentos (UPF-2006); Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos (FURG-2009); Doutor em Engenharia Química (UFRGS-2013)

Principais experiências: As principais experiências acadêmicas e científicas são nas áreas de fenômenos de transporte, operações unitárias e otimização de processos. Neste contexto tem desenvolvidos pesquisas na área de valoração de resíduos agroindustriais, especialmente para o desenvolvimento de biossorventes aplicados para a remoção de substâncias solúveis em água. Além disso, possui pesquisas nas áreas de encapsulação de enzimas e extração de componentes funcionais e nutracêuticos com interesse na indústria de alimentos. Possui experiências profissionais na área de tecnologia de extração e refino de óleos vegetais.

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Lidiane Sartori. Adsorção de corantes alimentícios utilizando um subproduto da indústria cervejeira. Concluída em 2017. Orientador.
  • Eliônio Galvão Frota. Imobilização de enzimas amilolíticas. Início em 2016. Orientador.
  • Jéssica Racoski. Extração de biocompostos da Ilex paraguariensis (Erva Mate) por alta pressão. Início em 2017. Orientador.
     

Dr. Jorge Alberto Vieira Costa
Currículo Lattes
jorgealberto@upf.br | (54) 3316-8193

Formação: Doutorado em Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil, em 1996. Graduação em Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil, em 1984. 

Principais experiências: Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande, coordenador do curso de Engenharia Bioquímica e bolsista produtividade em pesquisa 1-C. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e coordenador dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Participou das equipes de criação dos cursos de Engenharia de Alimentos e Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UPF. 

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Ana Cláudia Vieira Salla. Cultivo da microalga Spirulina platensis em meio Zarrouk diluído e adicionado de resíduo na indústria láctea. Concluída em 2016. Orientador.
  • Patrícia Costa da Silva. Formulação de alimentos com peptídeos bioativos de Spirulina. Concluída em 2017. Orientador.
  • Angêla Astolfi. Obtenção  de biopeptídeos através  da ultrafiltração do resíduo da 
  • produção de biocombustíveis  por biomassa microalgal. Início em 2017. Orientador.
     

Dra. Laura Beatriz Rodrigues
Currículo Lattes
laurab@upf.br


Dra. Luciana Ruschel dos Santos
Currículo Lattes
luruschel@upf.br

Formação: Graduação em Medicina Veterinária (PUC RS, 1992), Doutorado em Ciências Veterinárias (UFRGS, 2001).

Principais experiências: Desenvolve pesquisas envolvendo microrganismos patogênicos que podem ser veiculados por alimentos e estratégias de controle dos mesmos, bem como alternativas de conservação por métodos não convencionais, como redução de sal, óleos essenciais e antioxidantes naturais em produtos cárneos. Atualmente desenvolve estágio pós doutoral com apoio da UPF e bolsa CAPES no IPROCAR – Instituto Universitário de Carne y Productos Carnicos em Cáceres, Espanha, vinculado ao Instituto Nacional de Investigación y Tecnologia Agraria e Alimentaria da Comunidade Europeia. 

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Gilberto Rogério Zago: Estabilidade oxidativa de linguiça Toscana com extrato liofilizado da casca de romã (Punica granatum L.). 2016/2018.
  • Max Weber de Menezes Calasans. Presença de Peróxidos em Rações e a Ocorrência de Miopatias em Frangos de Corte. 2015/2017.
  • Eduarda Boff Martelo. Quantificação de Salmonella spp. por PCR em tempo real em amostras de abatedouros avícolas. 2014/2016.

Dra. Luciane Maria Colla
Currículo Lattes
lmcolla@upf.br | (54) 3316-8193

Formação: Doutorado concluído em 2009 e mestrado em 2002, em Engenharia e Ciência de Alimentos, pela Universidade Federal do Rio Grande, Engenheira de Alimentos, concluído em 1999, na mesma universidade. 

Principais experiências:Docente na Universidade de Passo Fundo desde 2002, nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental, bem como nos Programas de Pós Graduação: Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia Civil e Ambiental. Outras experiências incluem a gestão do Laboratório de Análise Sensorial do Centro de Pesquisa em Alimentação desde 2007; a participação na Divisão de Pesquisa da UPF de 2014 a 2016, e a participação em projetos do Parque Tecnológico da Universidade de Passo Fundo, como coordenadora e consultora. 
As temáticas principais de pesquisa são: cultivo de microalgas e suas aplicações na indústria de alimentos, farmacêutica e para a produção de biocombustíveis de terceira geração; fermentação submersa e em estado sólido; biorremediação de resíduos oleosos em solos com uso de biossurfactantes microbianos.

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:
Concluídas: 

  • Ellen Francine Rodrigues. Produção e purificação de enzimas amilolíticas para hidrólise enzimática de biomassa de Spirulina. Concluída em 2016. Orientador. 
  • Alessandro de Lima Sbeghen. Processo de separação por membranas na purificação de ficocianina de Spirulina sp. Concluída em 2017. Co-orientador. 
  • Mariana da Silva Formigheri. Estabilidade e potencial antioxidante de microcápsulas de ficocianina. Concluída em 2017.  Co-orientador.
  • Luana Paula Vendruscolo. Cultivo de microalgas com efluente de maltaria para obtenção de biocombustíveis. Concluída em 2016. Co-orientador.
  • Ana Cláudia Vieira Salla. Cultivo da microalga Spirulina platensis em meio Zarrouk diluído e adicionado de resíduo da indústria láctea. Concluída em 2016. Coorientador.
  • Angêla Astolfi. Obtenção  de biopeptídeos através  da ultrafiltração do resíduo da 
  • produção de biocombustíveis  por biomassa microalgal. Início em 2017. Coorientador.
  • Cindiele Karen Zen. Encapsulação de microalga Spirulina para uso em alimentos. Início em 2016.  Orientador. 
  • Letícia Mortari. Encapsulação da microalga Spirulina platensis e utilização no desenvolvimento de sorvete. Início em 2015. Orientador.
  • Eliônio Galvão Frota. Imobilização de enzimas amilolíticas. Início em 2016. Co-orientador.
  • Larissa Farensin. Avaliação funcional e sensorial: novas formulações de produtos lácteos adicionados de biocompostos. Início em 2017. Orientador.
  • Luana Garbin Cardoso. Microencapsulação de óleos vegetais e aplicação em produtos alimentícios. Início em 2017. Orientador.
     

Dr. Luiz Carlos Gutkoski
Currículo Lattes
gutkoski@upf.br | (54) 3316-8190 | 99983-2429

Formação: Eu realizei toda a minha formação acadêmica em ensino público. O curso de Técnico em Agropecuária foi realizado de 1978 a 1980 no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW). A graduação realizei em Agronomia, período de 1983 a 1986, junto a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O curso de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos também foi na UFPel, realizado no período de 1987 a 1991. O curso de doutorado em Engenharia de Alimentos foi realizado na condição de docente da UPF na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) no período de 1993 a 1997 e orientado pelo Prof. Dr. Ahmed Attia El-Dash. O curso de pós-doutorado foi realizado na Universidade de Valladolid (Uva) no período de julho de 2016 a fevereiro de 2017, supervisionado pelo Prof. Dr. Manuel Pallarés Gómez. Estou membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA-RS), professor Titular III da Universidade de Passo Fundo, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Famv/UPF, professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas, RS, responsável pelo laboratório de Cereais do Cepa/UPF. Eu foi o membro do Conselho superior da UPF por duas gestões, presidente da comissão de criação do curso de Engenharia de Alimentos da Fear, ocorrida em 1998 e o primeiro coordenador do curso. Presidente da comissão de criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da FAMV/UPF, ocorrida em 2014 e o primeiro coordenador do curso. Estou presidente da comissão encarregada de elaborar a nova proposta de regimento interno do Cepa. A minha atuação é na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal, trabalhando principalmente com aveia, trigo, milho, operações de pós-colheita, controle de qualidade, processos tecnológicos, moagem, estabilidade ao armazenamento, produtos de panificação, alimentos integrais.

Principais experiências: Orientação de alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado; orientações de estagiários, cursos e treinamentos técnicos, apresentação de trabalhos em eventos; desenvolvimento de produtos e processos; consultoria em empresas de moagem e de produtos de panificação.

Orientações e coorientações no PPGCTA:
Concluídas

  • Kelly Pelc da Silva. Efeitos de resfriamento artificial e tempo de armazenamento sobre a qualidade tecnológica e fisiológica de grãos de trigo. Concluída em 2017. Orientador.
  • Josemere Both. Estudo da formação de massa elaborada com farinha de trigo de grão inteiro micronizada e enzima xilanase. Concluída em 2017. Orientador.
  • Joseane Bressiani. Qualidade da farinha de trigo de grão inteiro em resposta a influência de diferentes tamanhos de partículas. Concluída em 2016. Orientador.
  • Graziela De Carli. Concentrado proteico de soro de leite: aplicação em biscoitos tipo cookie e avaliação do seu efeito na remodelação óssea. Concluída em 2016. Co-orientador.

Em andamento

  • Bárbara Zago. Emprego de processos físicos na descontaminação de zearalenona em milho. Início em 2016. Orientador.
  • Daniela Honnef. Avaliação da incidência da micotoxina desoxonivalenol em trigo frente a aplicação de fungicida e no desenvolvimento de produtos de panificação. Início em 2016. Orientador.
  • Tatiana Cauduro. Início em 2017. Orientador.

Dr. Marcelo Hemkemeier
Currículo Lattes
marceloh@upf.br | marceloh@upf.br
(54) 3316-8100, ramal 8747

Formação: Químico Industrial (Unisul)/ Doutor em Engenharia de Alimentos (Unicamp)

 Principais experiências: Professor desde 2002 da Faculdade de Engenharia e Arquitetura nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Eng. Ambiental e Eng. Química. Como pesquisador atua nos Programas de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF). Pesquisador na área de tratamento de efluentes agroindustriais e reuso de água. Auditor ambiental (Conama306/2002). Responsável técnico por Estações de Tratamento de Águas e Efluentes.

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Luana Paula Vendruscolo (2014). Cultivo de microalgas com efluente de maltaria para obtenção de biocombustíveis. Concluída em 2016. Orientador ;
    Vanessa Maria Carpes (2015). Sistema híbrido de eletrólise e microfiltração para o tratamento de água de processamento de maçãs. Concluída em 2017. Orientador; 
    Bruno Alves Nadal (2016). Tratamento avançado de águas residuais de laticínios para fins de reúso no processo. Iniciada em 2016. Orientador; 
    Janayna Monroe (2017). Sustentabilidade hídrica na indústria de processamento de maçãs.Iniciada em 2017. Orientador.

Dra. Maria Tereza Friedrich
Currículo Lattes
friedrich@upf.br | (54) 3316-8190

Formação: Graduação em química, mestrado e doutorado em química analítica

Principais experiências: Desenvolvimento e metodologias analíticas utilizando técnicas de cromatografia gasosa e líquida acoplada a espectrometria de massas sequencial, Validação de métodos analíticos, Composição e análises de óleos e gorduras, Auditoria interna com base na ISO 17025:2005; Avaliadora da CGCRE/Inmetro para as áreas de Alimentos e Bebida, Meio Ambiente e Agricultura e Pecuária para ensaios químicos e biológicos, Avaliadora da Rede Metrológica do RS para as áreas de Alimentos e Bebida, Meio Ambiente para ensaios químicos.

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:
Em andamento:

  • Débora Filippi. Projeto: Avaliação do potencial antifúngico de nanoemulsão de Physalis peruviana Linnaeus. Início em 2016. Orientador.
  • Márcia Poposki. Obtenção e caracterização do óleo extra virgem de canola utilizando membranas filtrantes. Início em 2017. Orientador.
  • Daniela Honnef. Avaliação da incidência da micotoxina desoxonivalenol em trigo frente a aplicação de fungicida e no desenvolvimento de produtos de panificação. Início em 2016. Coorientador.

Dra. Telma Elita Bertolin
Currículo Lattes
telma@upf.br | (54) 3316-8193​​​​​​​

Formação: Estágio Pós Doutoral em Biologia Molecular Aplicado a Neurociências no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa – Lisboa - PT – 2014, Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - SP – 1997, Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel - Pelotas - RS. 1990, Bióloga pela Universidade de Passo Fundo -  UPF, Passo Fundo - RS – 1985, Professora da UPF na disciplina de Bioquímica.  Em seu Currículo Vitae encontram-se as palavras: alimentos, segurança alimentar, estresse oxidativo, antioxidantes, saúde, envelhecimento humano, Spirulina platensis, erva-mate, microencapsulação e bioprocessos. 

Principais experiências: A professora atua na docência e pesquisa com a disciplina de bioquímica, com estudos que visam o desenvolvimento de processos e produtos alimentares, relacionados à saúde do consumidor e das novas tendências, no contexto do setor alimentício. Para tal, vem estudando o uso de diferentes substâncias alimentícias quanto a suas características e funcionalidades, fazendo a comprovação dessas, em processos como o de microencapsulação e na testagem em modelos experimentais como a levedura, roedores e humanos para a o reconhecimento de diferentes mecanismos biológicos envolvidos.

 Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Graziela de Carli. Concentrado proteico de soro de leite: aplicação em biscoitos tipo cookies e avaliação do seu efeito na remodelação óssea. Concluída em 2016. Orientador 
  • Mariana da Silva Formigheri.Estabilidade e potencial antioxidante de microcápsulas de ficocianina. Concluída em 2017. Orientador.
  • Cintia Cassia Tonieto Gris. Bebida láctea com extrato encapsulado de Ilex paraguariensis. Início em 2016. Orientador.
  • Bruna Krieger Vargas. Compostos bioativos da Ilex paraguariensis no modelo Saccharomyces cerevisiae e roedores. Início em 2017. 

Dr. Vandré Barbosa Brião
Currículo Lattes
vandre@upf.br | (54) 3316-8269​​​​​​​​​​​​​​

Formação: Engenheiro de Alimentos, Doutor em Engenharia Química

Principais experiências: Professor da área de processos de separação e tecnologia de laticínios, explora a valoração de subprodutos e de resíduos, reúso de águas e remoção de lactose de lácteos utilizando processos de separação por membranas. 

Orientações já realizadas ou em andamento no PPGCTA:

  • Bruna Seguenka. Produção de concentrado proteico e lactose de soro de leite por processos de separação por membranas. Concluída em 2016. Orientador.
  • Creciana Maria Endres. Produção de xarope hidrolisado de lactose do permeado de soro de leite e aplicação em bebida láctea fermentada. Concluída em 2016. Coorientador.
  • Katia Joana Verdi. Osmose inversa seguida de carvão ativado para sustentabilidade hídrica no beneficiamento de soro de leite. Concluída em 2017. Orientador.
  • Alessandro de Lima Sbeghen. Processo de separação por membranas na purificação de ficocianina de Spirulina sp. Concluída em 2017. Orientador. 
  • Lára Franco dos Santos. Concentração de extrato de erva-mate (Ilex paraguariensis st.hil.) por osmose inversa. Início em 2017. Orientador.
  • Marina Migliavacca. Microencapsulação de óleos vegetais utilizando soro de leite. Início em 2017. Orientador.