Universidade

UPF presente no IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

21/09/2017

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Em espírito de celebração, mas também de alerta e resistência democrática, aconteceu, entre os dias 17 e 20 de setembro, o IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (IX FBEA). A Universidade de Passo Fundo, integrante da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASUL), por meio do Centro de Ciências e Tecnologia Ambientais (CCTAM), apoiou e contribuiu para a construção e efetivação do evento.

O fórum ocorreu no campus da Univali, em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e teve como tema gerador “Uma releitura crítica das políticas da educação ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA)”. O objetivo geral do evento foi fortalecer a diversidade da educação ambiental brasileira, em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.

O evento contou com o apoio e a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Ciências Biológicas (PPGCiamb/ICB) da UPF, além de acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas, representantes do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), do CCTAM, do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) e de Projetos e Programas de Extensão da UPF.

Além de compartilhar os trabalhos desenvolvidos nos cursos, atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UPF foi responsável pela organização e execução de uma Jornada Temática, intitulada “Políticas de EA por um outro mundo possível: agroecologia e economia solidária grupo de trabalho”. A atividade foi motivada pelas ações de extensão desenvolvidas no Projeto Feira Ecológica UPF e pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, ambos vinculados ao CCTAM.