Ensino

Mestrandos do PPGCiamb visitam o Parque Estadual do Papagaio Charão

21/03/2018

17:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Como parte das atividades da disciplina de Conservação da fauna, alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade de Passo Fundo (PPGCiamb/UPF) realizaram uma visita ao Parque Estadual do Papagaio Charão, em Sarandi. A viagem ocorreu nos dias 16 e 17 de março.

Segundo os alunos, o bioma Mata Atlântica abriga a maior diversidade de espécies endêmicas de anfíbios do mundo e muitas dessas espécies estão sob algum grau de ameaça. No entanto, esse bioma sofre grandes perdas e fragmentação. Por isso, para eles, o Parque é um espaço fundamental, pois protege um significativo fragmento do ecossistema de contato entre o campo (savanas) e a floresta com araucária.

Durante a atividade, os alunos fizeram vistoria em armadilhas e trilhas noturnas e tiveram a oportunidade de fazer o reconhecimento das espécies e de técnicas de identificação de anfíbios no seu ambiente natural.

O Parque

O Parque Estadual do Papagaio Charão está localizado no município de Sarandi, norte do estado do Rio Grande do Sul, sul do Brasil. A área possui 1000 ha e está inserida no bioma Mata Atlântica, no domínio da Floresta Ombrófila Mista, a qual se caracteriza pela presença de Araucaria angustifolia no estrato superior.