Pesquisa e Inovação

Aluno do PPGCA/UPF apresenta trabalho no maior espaço maker da América Latina

18/12/2017

18:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No início de dezembro, o aluno do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Universidade de Passo Fundo, Fábio Brezolin, apresentou seu trabalho de mestrado intitulado "Projeto Brezobomba" durante o I Colóquio LATACI sobre Aprendizagem e Produção do Conhecimento, em Belo Horizonte. O evento ocorreu no Anima Lab, espaço maker e um dos maiores centros de tecnologia e inovação da América Latina, localizado no Campus Estoril do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).
 
O Brezobomba é um dispositivo Internet of Things (IoT) destinado ao ensino de Ciências que desperta o interesse das crianças. Seu objetivo é capturar dados do meio ambiente por meio de sensores, disponibilizar localmente essa informação e também transmiti-la para um servidor web, onde os dados podem ser repassados para visualização de usuários.
 
O equipamento possui uma estrutura em ferro de um extintor de incêndio, como reaproveitamento de materiais, que permite sua aplicação em ambientes externos, preservando a integridade dos elementos eletrônicos em seu interior. O "Projeto Brezobomba" busca traduzir a urgência da preocupação com a qualidade do ar, a partir do desenho de uma bomba.
 
Fábio apresentou seu trabalho, a convite do professor Dr. Max Cirino, para uma equipe da Secretaria da Educação, professores e pesquisadores da área de Gestão do Conhecimento, com destaque para Dra. Iris B. Goulart, renomada autora da Área de Educação no Brasil. Um representante do Consulado do Reino Unido também esteve presente no encontro. Ao final da palestra, o equipamento foi entregue ao Grupo de Pesquisa Latachi@, que se interessou em realizar um experimento com alunos das escolas municipais em 2018.
 
De acordo com Fábio, o projeto inovador é resultado de um trabalho interdisciplinar, que contou com o apoio de professores e colegas de Mestrado em Computação Aplicada, além de alunos da graduação dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Física.